Francofer: única produtora independente de aço CA-60 certificada em Minas Gerais

Publicado em

 

A Francofer, fornecedora de ferro e aço sediada em Ipatinga (MG), tornou-se a única indústria independente do estado a oferecer o aço CA-60 com certificação ABNT-NBR 7480: 2007, desconsiderando as usinas siderúrgicas de grande porte.

A certificação é uma garantia de que o material atende aos rigorosos padrões exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelas portarias do Inmetro que garantem a qualidade e segurança do produto, especialmente quando aplicados em setores como construção civil, mineração, siderurgia e celulose.

O aço CA-60 produzido pela Francofer, o Ferbral-60, é matéria-prima para a fabricação de diversos produtos, como telas soldadas e treliças amplamente utilizadas em lajes, pisos industriais e contenção de encostas. Além de oferecer o CA-60 em “in natura”, a empresa fornece também produtos acabados.

Segundo o CEO da Francofer, Gabriel Franco, a empresa tem equipamentos e estrutura para transformar o aço bruto, por meio de processos avançados de encruamento, em um produto final com características de alta qualidade, como maior resistência à tração e aderência ao concreto.

“Nosso produto é testado em laboratório próprio, garantindo que cada lote esteja dentro das especificações rigorosas da ABNT-NBR 7480: 2007. Isso nos dá uma vantagem competitiva importante em um mercado no qual muitos concorrentes ainda operam fora dos padrões”, destaca.

Gabriel também ressalta a importância de conscientizar engenheiros e compradores sobre os riscos de utilizar materiais fora de especificação, o que pode comprometer a segurança dos projetos. “O cálculo estrutural geralmente é feito com uma margem de segurança, mas materiais de baixa qualidade podem apresentar até 30% menos resistência do que o exigido. Nosso aço CA-60 garante a resistência necessária, eliminando esse risco”, afirma o executivo.

Além de ser uma matéria-prima essencial para diversos produtos como telas soldadas e treliças, o CA-60 produzido pela Francofer oferece alta versatilidade, atendendo tanto à demanda do consumidor final quanto de grandes indústrias. A empresa também é competitiva em termos logísticos, facilitando a distribuição em várias regiões de Minas Gerais e até fora do estado.

História de tradição e inovação

A Ferbral originalmente foi criada em 1976, sendo o pai de Gabriel Franco, Darcy Franco, um dos fundadores do negócio na época. Algum tempo depois, Darcy saiu da sociedade e abriu a Francofer, com foco na distribuição. Anos mais tarde, a Ferbral acabou fechando as portas.

Recentemente, a Francofer decidiu resgatar a marca Ferbral, registrando-a para identificar os produtos de fabricação própria. “Para facilitar a compreensão, é como a Unilever produzindo a Palmolive. A Palmolive é um produto da Unilever. Aqui, a Francofer oferece produtos Ferbral”, explica o CEO.

Essa estratégia não só reforçou a identidade da empresa no mercado como também permitiu ampliar sua atuação para além da distribuição, entrando no setor industrial. Hoje, a Francofer se destaca pela capacidade de produção própria e pela flexibilidade em adaptar sua linha de produtos conforme as demandas do mercado.

Franco
Foto: Divulgação – Além de oferecer o CA-60 em “in natura”, Francofer fornece também produtos acabados

Qualidade certificada e reconhecimento no mercado

Com foco na qualidade e no cumprimento das normas técnicas, a Francofer tem conquistado clientes exigentes, como grandes construtoras e mineradoras. “Por exemplo, para eu entrar numa Vale ou numa MRV, não tenho mais dificuldade porque posso comprovar a qualidade do meu material”, pontua Gabriel.

A empresa atua em três frentes principais: atacado, varejo e distribuição. No atacado, atende grandes construtoras e mineradoras. No varejo, oferece produtos em pequenas quantidades para consumidores finais. E na distribuição, fornece para parceiros comerciais que revendem os produtos Ferbral.

Essa diversificação de mercados, somada à capacidade de produção própria, coloca a Francofer em uma posição estratégica, especialmente em momentos de escassez de determinados produtos no mercado.

A força de uma empresa familiar

Embora tenha crescido e se modernizado, a Francofer mantém suas raízes como uma empresa familiar. Gabriel Franco, que está à frente da sucessão, destaca que o próximo passo é expandir ainda mais a presença da empresa no setor de mineração. “Agora estamos focados em atingir as mineradoras, que são um mercado importante devido à alta demanda por produtos de qualidade e com certificação”, diz.

“Estamos sempre atentos às demandas do mercado e prontos para nos adaptar. Nossa vantagem está na qualidade, na flexibilidade de produção e na capacidade de entregar um produto certificado e conforme as normas técnicas”, finaliza.

Localizada em Ipatinga, Minas Gerais, a Francofer é uma referência no setor de aço, combinando tradição com inovação para oferecer o que há de melhor em qualidade e segurança para seus clientes.

Contato

  • Francofer Ferro e Aço
  • Monteiro Lobato, 40, Ipatinga, MG
  • Telefone: (31) 3822-1250.
Francof
Foto: Divulgação – Telas soldadas e treliças são amplamente utilizadas em lajes, pisos industriais e contenção de encostas

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios