A Francofer, fornecedora de ferro e aço sediada em Ipatinga (MG), tornou-se a única indústria independente do estado a oferecer o aço CA-60 com certificação ABNT-NBR 7480: 2007, desconsiderando as usinas siderúrgicas de grande porte.
A certificação é uma garantia de que o material atende aos rigorosos padrões exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelas portarias do Inmetro que garantem a qualidade e segurança do produto, especialmente quando aplicados em setores como construção civil, mineração, siderurgia e celulose.
O aço CA-60 produzido pela Francofer, o Ferbral-60, é matéria-prima para a fabricação de diversos produtos, como telas soldadas e treliças amplamente utilizadas em lajes, pisos industriais e contenção de encostas. Além de oferecer o CA-60 em “in natura”, a empresa fornece também produtos acabados.
Segundo o CEO da Francofer, Gabriel Franco, a empresa tem equipamentos e estrutura para transformar o aço bruto, por meio de processos avançados de encruamento, em um produto final com características de alta qualidade, como maior resistência à tração e aderência ao concreto.
“Nosso produto é testado em laboratório próprio, garantindo que cada lote esteja dentro das especificações rigorosas da ABNT-NBR 7480: 2007. Isso nos dá uma vantagem competitiva importante em um mercado no qual muitos concorrentes ainda operam fora dos padrões”, destaca.
Gabriel também ressalta a importância de conscientizar engenheiros e compradores sobre os riscos de utilizar materiais fora de especificação, o que pode comprometer a segurança dos projetos. “O cálculo estrutural geralmente é feito com uma margem de segurança, mas materiais de baixa qualidade podem apresentar até 30% menos resistência do que o exigido. Nosso aço CA-60 garante a resistência necessária, eliminando esse risco”, afirma o executivo.
Além de ser uma matéria-prima essencial para diversos produtos como telas soldadas e treliças, o CA-60 produzido pela Francofer oferece alta versatilidade, atendendo tanto à demanda do consumidor final quanto de grandes indústrias. A empresa também é competitiva em termos logísticos, facilitando a distribuição em várias regiões de Minas Gerais e até fora do estado.
História de tradição e inovação
A Ferbral originalmente foi criada em 1976, sendo o pai de Gabriel Franco, Darcy Franco, um dos fundadores do negócio na época. Algum tempo depois, Darcy saiu da sociedade e abriu a Francofer, com foco na distribuição. Anos mais tarde, a Ferbral acabou fechando as portas.
Recentemente, a Francofer decidiu resgatar a marca Ferbral, registrando-a para identificar os produtos de fabricação própria. “Para facilitar a compreensão, é como a Unilever produzindo a Palmolive. A Palmolive é um produto da Unilever. Aqui, a Francofer oferece produtos Ferbral”, explica o CEO.
Essa estratégia não só reforçou a identidade da empresa no mercado como também permitiu ampliar sua atuação para além da distribuição, entrando no setor industrial. Hoje, a Francofer se destaca pela capacidade de produção própria e pela flexibilidade em adaptar sua linha de produtos conforme as demandas do mercado.
Qualidade certificada e reconhecimento no mercado
Com foco na qualidade e no cumprimento das normas técnicas, a Francofer tem conquistado clientes exigentes, como grandes construtoras e mineradoras. “Por exemplo, para eu entrar numa Vale ou numa MRV, não tenho mais dificuldade porque posso comprovar a qualidade do meu material”, pontua Gabriel.
A empresa atua em três frentes principais: atacado, varejo e distribuição. No atacado, atende grandes construtoras e mineradoras. No varejo, oferece produtos em pequenas quantidades para consumidores finais. E na distribuição, fornece para parceiros comerciais que revendem os produtos Ferbral.
Essa diversificação de mercados, somada à capacidade de produção própria, coloca a Francofer em uma posição estratégica, especialmente em momentos de escassez de determinados produtos no mercado.
A força de uma empresa familiar
Embora tenha crescido e se modernizado, a Francofer mantém suas raízes como uma empresa familiar. Gabriel Franco, que está à frente da sucessão, destaca que o próximo passo é expandir ainda mais a presença da empresa no setor de mineração. “Agora estamos focados em atingir as mineradoras, que são um mercado importante devido à alta demanda por produtos de qualidade e com certificação”, diz.
“Estamos sempre atentos às demandas do mercado e prontos para nos adaptar. Nossa vantagem está na qualidade, na flexibilidade de produção e na capacidade de entregar um produto certificado e conforme as normas técnicas”, finaliza.
Localizada em Ipatinga, Minas Gerais, a Francofer é uma referência no setor de aço, combinando tradição com inovação para oferecer o que há de melhor em qualidade e segurança para seus clientes.
Contato
- Francofer Ferro e Aço
- Monteiro Lobato, 40, Ipatinga, MG
- Telefone: (31) 3822-1250.