Atuando desde outubro de 2022 na cobertura dos temas de interesse público nos municípios onde a mineração está presente, em Minas Gerais e no Brasil, o portal CidadesMineradoras.com.br ficou reconhecido e respeitado pelo público interessado nesse segmento. No período, foram mais de 2 mil matérias publicadas, entre notas, reportagens especiais, textos opinativos e outros conteúdos que promoveram a relação entre a cadeia da mineração e as comunidades onde ela é desenvolvida. Parcerias importantes foram consolidadas e resultados significativos alcançados.
Porém, por conta de uma correção necessária de rumo, o nome Cidades Mineradoras sai de cena para dar lugar a uma nova marca e a um novo conceito: Cidades & Minerais foi o nome escolhido para conferir mais assertividade e abrangência ao trabalho realizado pelo veículo de comunicação que coloca em pauta os municípios onde é desenvolvida a exploração mineral, responsável por fomentar outras importantes cadeias industriais, como a siderurgia.
O CidadeseMinerais.com.br se posiciona, a partir de agora – nos Vales do Aço, do Rio Doce e do Jequitinhonha; nas microrregiões do Médio Espinhaço e Médio Piracicaba; no Quadrilátero Ferrífero e onde mais houver minerais—, como o portal dos municípios da mineração e da siderurgia. O veículo herda do Cidades Mineradoras a vocação e o compromisso de noticiar os fatos que impactam as comunidades, as empresas e as instituições nos municípios onde essas importantes atividades industriais estão presentes.
Por que não mais Cidades Mineradoras?
As cidades onde a mineração está presente, por uma convenção histórica, foram classificadas pelas comunidades e pelas empresas como “cidades mineradoras”. Essa convenção inspirou não só o nome, mas a criação do nosso portal de notícias.
Porém, diante de tantas discrepâncias também históricas na relação entre mineradoras e municípios, fomos obrigados a reconhecer que há um erro conceitual nesse termo. Não existem e nunca existiram cidades mineradoras. As cidades são mineradas pelas empresas. Tal observação é feita recorrentemente pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), embora a entidade representativa dos municípios também carregue a contradição desse termo no próprio nome.
Às cidades cabe abrigar as empresas e se beneficiarem das oportunidades trazidas pela mineração. Às empresas estão incrustados o dever e a missão de levar o desenvolvimento aos territórios onde atuam, e não só explorar como se não houvesse amanhã.
Ao Cidades & Minerais cabe a tarefa de contribuir na cobrança para que a relação entre mineradoras e municípios seja equilibrada; que a mineração seja feita de maneira sustentável nos territórios; que haja a cultura do bom senso e da prosperidade entre todos os envolvidos nessa grande cadeia de oportunidades.
Missão, Valores e Visão dos Cidades & Minerais
Nossa MISSÃO é ser referência na cobertura dos temas relacionados às indústrias da mineração e da siderurgia, contribuindo com o desenvolvimento das empresas e com a defesa dos direitos das comunidades, dando visibilidade aos problemas e soluções relacionados às atividades industriais.
Temos como VALORES a ética e a responsabilidade para promover um jornalismo capaz de fazer a diferença no segmento em que atuamos.
Nossa VISÃO é contribuir para a construção de uma relação cidadã, saudável, positiva entre as empresas e os municípios onde elas atuam, dando voz e visibilidade aos agentes que fazem parte dessa cadeia econômica e social.
Assim, o CidadeseMinerais.com.br espera contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, gerando oportunidades de negócios e conteúdo relevante para nosso público. Aproveite o site e nos siga em nossas redes sociais.