A Vale (VALE3) está atualmente em fase final de negociação para vender uma participação de 10% em sua divisão de metais básicos para um consórcio formado pela Ma’aden, uma mineradora saudita, e o fundo soberano da Arábia Saudita. A notícia foi divulgada pelo The Wall Street Journal, um jornal americano.
O desembolso estimado da Vale para a participação da mineradora e do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) é estimado em US$ 2,5 bilhões. Esse investimento resultará em uma avaliação da unidade de negócios da mineradora brasileira em impressionantes US$ 25 bilhões.
O acordo, que pode ser anunciado ainda esta semana, fez com que a PIF se tornasse a grande favorita para uma participação de 10 por cento nos negócios de níquel e cobre da Vale. (VALE3), segundo fontes ouvidas pela Bloomberg em junho.
No ano passado, a Vale contratou consultores para avaliar opções de negócios em meio à crescente demanda por metais como cobre e níquel, que são essenciais para o impulso global por formas limpas de energia. Empresas como a Qatar Investment Authority e a General Motors estão interessadas.