Início Cidades & Mineradoras China pode investir na mineração de esmeraldas no Brasil

China pode investir na mineração de esmeraldas no Brasil

Antes da eclosão da pandemia de Covid-19, uma delegação da China visitou Goiás e se interessou pela mineração de esmeraldas no local

Foto: Pixabay - China pode investir na mineração de esmeraldas no Brasil

Localizada na região norte de Goiás, Campos Verdes é uma região rica em minerais valiosos. Atualmente, há um esforço concentrado para estabelecer laços mais fortes com a China, a fim de atrair investimentos especificamente na área de mineração de esmeraldas.

Em busca desse objetivo, Haroldo Naves, que atua como prefeito do município e presidente da Federação dos Municípios de Goiás (FGM), conversou recentemente com Chen Jun, consultor do governo chinês sobre a mineração de esmeraldas.

Estiveram presentes ao encontro Euler Moraes, assessor especial do governador Ronaldo Caiado (UB), e Lívia Parreira, gerente de Mineração da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC).

Antes da eclosão da pandemia de Covid-19, o prefeito lembra da época em que uma delegação da China visitou Campos Verdes e se interessou pela mineração de esmeraldas no local.

Câmara Municipal discutiu a mineração de esmeraldas na região

Em fevereiro deste ano, foi realizada audiência pública na Câmara Municipal de Campos Verde, com a presença de representantes da Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Além disso, membros do Conselho Nacional de Mineração estavam presentes. A pauta discutiu a normalização da exploração de esmeraldas na cidade.

Outras discussões abordaram o Plano Nacional de Recursos Minerais (PERM), programas de desenvolvimento sustentável e parceria, e os desafios dos pequenos garimpeiros, já que as mineradoras de Campos Verdes são micro e pequenas mineradoras.

Sair da versão mobile