Produção de aço em Minas recua 2,4% em março após dois meses de alta

Publicado em

A indústria do aço em Minas Gerais teve um desempenho misto no primeiro trimestre de 2025. Mesmo com a retração de 2,4% na produção de março, o estado acumulou um total de 2,5 milhões de toneladas de aço bruto nos três primeiros meses do ano, mantendo a liderança nacional com 29,8% de participação. Os dados foram divulgados pelo Instituto Aço Brasil.

Esse foi o primeiro recuo do ano para as siderúrgicas mineiras, que haviam apresentado crescimento em janeiro (9,3%) e fevereiro (1,8%). Ainda assim, Minas se manteve no topo entre os estados produtores. Logo atrás vieram Rio de Janeiro (28,2%) e Espírito Santo (22,7%).

No cenário nacional, o mês de março fechou com 2,9 milhões de toneladas de aço bruto produzidas, representando um avanço de 6,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O resultado positivo foi impulsionado pelas usinas fluminenses, paulistas e capixabas, que apresentaram aumentos expressivos de 20,4%, 24,5% e 2,7%, respectivamente.

Crescimento na produção de semiacabados e laminados não evita queda do valor do aço no trimestre

Diferente do aço bruto, a produção de semiacabados e laminados em Minas Gerais teve um salto significativo em março, com alta de 10%, somando 874 mil toneladas – o maior volume entre todos os estados, representando 30,2% do total nacional.

Apesar do bom desempenho no mês, a retração de 6,2% em fevereiro pesou no acumulado do trimestre, que fechou com queda de 1,1% e produção total de 2,3 milhões de toneladas. Ainda assim, Minas liderou novamente entre os estados produtores, à frente de grandes polos industriais do setor.

Setor registra recorde em vendas internas, exportações e importações

As vendas internas e exportações alcançaram seus maiores volumes de 2025 em março. O mercado doméstico absorveu 1,9 milhão de toneladas, o que representa um crescimento de 10,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as exportações chegaram a 970 mil toneladas, com aumento de 7,8%.

As importações, por sua vez, bateram recorde histórico, com 663 mil toneladas vindas de fora do país – avanço expressivo de 36,5%. A China respondeu por 67,6% desse total, o que acendeu o alerta entre as siderúrgicas brasileiras, que agora pressionam o governo por medidas de defesa comercial mais rígidas.

O principal destino das exportações brasileiras continua sendo os Estados Unidos, que absorveram 662 mil toneladas em março. No entanto, uma nova tarifa de 25% imposta pelo governo americano sobre o aço brasileiro, vigente desde 11 de março, pode comprometer os próximos resultados. O Planalto já iniciou negociações com a Casa Branca na tentativa de derrubar a nova taxação e retomar o acordo de cotas firmado em 2018.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios