Nesta segunda-feira (29), os preços do minério de ferro na China atingiram um pico de três semanas, impulsionados por expectativas otimistas de uma maior procura resultante de políticas de apoio ao mercado imobiliário chinês e pela antecipação de medidas de estímulo adicionais.
Fechando em alta de 1,1%, a 998,50 iuanes (US$ 139,09) por tonelada, o minério de ferro de maio na Bolsa de Commodities de Dalian, da China, atingiu um pico de 1.006 iuanes no início da sessão, marcando seu nível mais alto desde 8 de janeiro.
Alta do minério de ferro na China vem do setor imobiliário
O minério de ferro com maior volume negociado na Bolsa de Cingapura teve alta de 1,2% em março, atingindo US$ 135,40 por tonelada.
Na semana passada, a China anunciou que estava expandindo a utilização de empréstimos imobiliários comerciais pelos bancos, a mais recente medida para aliviar a crise de liquidez enfrentada pelas empresas imobiliárias em dificuldades.
O setor imobiliário é responsável por grande parte do consumo de aço e de commodities siderúrgicas.
A China também anunciou um corte acentuado nas reservas bancárias para aumentar a liquidez da economia e impulsionar o crescimento.
Enquanto isso, o consumo de minério de ferro também se beneficiou da melhoria dos lucros das siderúrgicas, disse a corretora Huatai Futures em um relatório.