O contrato futuro de minério de ferro mais negociado na bolsa Dalian Commodity Exchange (DCE), na China, apresentou queda de 2,13% nas negociações.
Nesta segunda-feira (06), os contratos futuros do minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura registraram queda. O enfraquecimento dos contratos ocorreu após o planejador estatal da China afirmar que buscou aconselhamento especializado sobre formas de lidar com a alta do minério, registrada recentemente.
Na bolsa de Dalian, o contrato mais negociado de minério de ferro, para maio, encerrou o dia com uma queda de 2,13%, ou seja, US$129,70 a tonelada. Na Bolsa de Cingapura, o contrato mais negociado para abril teve queda de 1,23%, encerrando as negociações por US$123,85 a tonelada.
De acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), a unidade de monitoramento de preços conversou com especialistas, os quais afirmaram que o aumento dos preços foram estimulados por especulações. Os especialistas também destacaram que as autoridades chinesas deveriam fortalecer as políticas de supervisão do mercado e reprimir a disseminação de informações falsas sobre preços, especulação e acumulação. “Alguns participantes do mercado com posições compradas liquidaram suas posições hoje para garantir lucros devido a preocupações de que os preços possam enfrentar uma pressão de queda contínua após as notícias da NDRC”, afirma o trader de minério de ferro da Trading Shanghai Youngjiu, Huang Jing.