Após governo anunciar investimento de R$ 300 bilhões na indústria, IBRAM diz que mineração é destaque no ‘Plano Brasil Novo’

Publicado em

O Instituto Brasileiro de Pesquisa Mineira (IBRAM) acredita que a indústria da mineração ocupa uma posição importante na nova política industrial do Brasil.

Essa declaração veio depois que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciaram o “Plano Brasil Novo” na sessão da Assembleia Popular Nacional na tarde de segunda-feira (22), com a presença também do Diretor Presidente do IBRAM, Raul Jungmann, que é membro do conselho de administração presidido por Alckmin.

“Uma das missões da neoindustrialização do país, por exemplo, é composta pelos temas descarbonização e transição energética. São iniciativas que demandam oferta abundante de minérios considerados críticos para a transição a uma economia de baixo carbono. É o caso do lítio, do tântalo, do vanádio, do nióbio, e também do minério de ferro, cobre, bauxita (alumínio), elementos de terras raras, entre tantos outros”, diz Jungmann.

Presidente do IBRAM diz que falta algumas ações para melhoras do setor industrial na mineração

Na visão do diretor, isso significa que a matriz produtiva nacional precisa incorporar novas tecnologias e equipamentos que devem ser desenvolvidos a partir do abastecimento mineral. No entanto, ainda existem obstáculos que precisam de ser ultrapassados ​​e “podemos transformá-los em oportunidades para criar negócios, atrair investimentos, expandir empregos e proporcionar mais receitas ao nosso país”, observou Jungmann.

Os principais obstáculos incluem:

  • Falta de conhecimento geológico – apenas 27% do território possui algum tipo de informação mineral;
  • Falta de linhas de financiamento para projetos minerais;
  • Licenciamento ambiental burocrático e demorado;
  • Ambiente regulatório gravemente falho.

Para o presidente do IBRAM, “se o Brasil deseja uma indústria mais inovadora, digital, verde, exportadora e produtiva, o país deve investir na expansão sustentável da produção mineral”.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios