De acordo com o comunicado da empresa, a J&F Investimentos, propriedade da família Batista que controla a grande empresa alimentícia JBS, anunciou que investirá mais de 1 bilhão de dólares em ativos de mineração adquiridos da Vale no ano passado.
A Bloomberg informou inicialmente sobre o investimento realizado em minas de minério de ferro e manganês localizadas em Mato Grosso do Sul.
Aquisição de ativos da Vale pela J&F vai gerar o dobro de toneladas
Segundo a assessoria de imprensa da J&F, a aquisição das minas resultou na notável conquista de duplicar a produção de minério para 4 milhões de toneladas no ano de 2021.
Com o auxílio de investimentos, a empresa pretende ampliar ainda mais sua produção e logística, com a meta de atingir 10 milhões de toneladas até o final do próximo ano usando esses ativos da Vale.
Os investimentos no setor de mineração fazem parte do plano mais amplo da J&F de aportar R$ 38,5 bilhões até 2026, que inclui também celulose com Eldorado, energia com Amba, finanças com Banco Original e mais campo.
A J&F Mineração pretende construir uma ferrovia de 50 quilômetros ligando a mina ao porto, rota atualmente operada por caminhões, além de comprar barcaças para operar nos rios Paraguai e Paraná.
No mês passado, a empresa inaugurou um centro de distribuição em Sete Lagoas (MG) para melhorar o atendimento ao cliente no mercado nacional.