A Prefeitura de João Monlevade e a Fundação ArcelorMittal são apoiadoras do Circuito Inclusão, referência em iniciativas voltadas à inclusão social na Capital Estadual do Fio Máquina. A inciativa está expandindo suas atividades na cidade com o lançamento de um projeto de atletismo voltado para pessoas com deficiência. A parceria estratégica visa promover acessibilidade e fomentar o esporte como ferramenta de transformação social.
De acordo com os organizadores, a ação tem o objetivo de proporcionar oportunidades igualitárias de acesso ao esporte. O projeto de atletismo incluirá atividades como corrida, caminhada e treinamentos adaptados para diferentes tipos de deficiência. A proposta busca não apenas desenvolver as habilidades físicas dos participantes, mas também fortalecer a autoestima, a socialização e a inclusão comunitária, ainda segundo os organizadores.
A presidente do Circuito Inclusão, Débora Batista, destaca a importância da iniciativa: “O esporte tem o poder de transformar vidas, e nosso compromisso é garantir que ele esteja ao alcance de todos. Esse projeto é um marco para João Monlevade, pois abre portas para que pessoas com deficiência possam superar barreiras e explorar todo o seu potencial”.
“É um projeto inovador para o nosso município, uma vez que o público alvo são pessoas com deficiência que têm pouca oportunidade de praticar esporte. É uma parceria que vai oportunizar a essas crianças, adolescentes e adultos a prática do atletismo e quem sabe daí possam surgir atletas, uma vez que o Brasil é uma potência paralímpica”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, Douglas Oliveira.
Apoio a João Monlevade
Reconhecida em João Monlevade por desenvolver ações sociais, a Fundação ArcelorMittal apoia o projeto oferecendo estrutura adequada, como materiais esportivos, uniformes e treinadores capacitados para atender às necessidades dos participantes.
Já a Prefeitura de João Monlevade vai apoiar o projeto com cessão do Estádio Louis Ensch para realização das atividades, além de disponibilizar um funcionário da Secretaria de Esporte e Lazer para auxiliar durante as aulas. Os participantes também terão à disposição uma sala na sede da Secretaria onde serão feitos acompanhamentos das famílias.
Inscrições
As inscrições para o projeto de atletismo serão abertas em breve, para pessoas com deficiência interessadas em participar gratuitamente. As famílias também serão envolvidas no processo, criando um ambiente de acolhimento e integração para todos, segundo a Prefeitura. Informações no link.