Por sua importância histórica e econômica na produção industrial no estado, o município de João Monlevade, na microrregião do Médio Piracicaba, recebeu da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o título de “Capital Estadual do Fio Máquina”. O reconhecimento foi dado por meio da Lei 24.927/2024, publicada no Diário Oficial do Executivo, no último dia 25 de julho.
A atividade siderúrgica na cidade contribuiu significativamente para a industrialização do país, já que o fio máquina é uma matéria-prima essencial para vários produtos de aço. O município já havia obtido o título em nível municipal, por meio da aprovação da Lei 2.461/2022.
“O intuito é que o reconhecimento em nível estadual contribua para a promoção de atração de investimentos para a região, atração de turistas, valorização do patrimônio cultural, fomento ao comércio local, aumento da autoestima da população promovendo o orgulho e a identificação do cidadão com o município e região e, por fim, incentive o crescimento e desenvolvimento econômico local”, justifica o deputado Tito Torres, autor do Projeto de Lei que culminou no título estadual.
A ArcelorMittal em João Monlevade
A história da cidade se confunde com a trajetória da ArcelorMittal, desde a fundação da usina siderúrgica, em 1935. A unidade do município é considerada pela empresa como referência no processo de desenvolvimento da indústria nacional de aço, com ações pioneiras como a produção do primeiro trilho na história da América Latina, em 1943.
A construção da primeira Sinterização da América do Sul, em 1948, e também da primeira Aciaria LD da América Latina, em 1957, também remontam à usina estabelecida em João Monlevade. A partir da década de 1970, a unidade especializou-se na produção de fio-máquina, de alta qualidade, para aplicações industriais, como lã de aço e steel cord.
“Não há como dissociar a história da nossa Usina da história da cidade de João Monlevade. Isso é um fato que todo monlevadense sabe e reconhece, desde jovem nas escolas. O aço produzido em Monlevade, na forma de fio-máquina, está presente no cotidiano das pessoas em todo o Brasil e também no mundo”, explica o diretor da unidade de João Monlevade da ArcelorMittal, Fabiano Cristeli de Andrade.
“O nosso aço está nos pneus e em diversos componentes automotivos, na lã de aço, em objetos do nosso dia a dia, em grandes projetos de engenharia e em dezenas de outras aplicações. Enfim, ficamos felizes em contribuir para a criação desta identidade para a nossa cidade, reforça os nossos laços históricos e vai ao encontro ao nosso propósito que é fazer aços inteligentes para as pessoas e o planeta”, finaliza o gestor.