O artista plástico Eduardo Kobra, personalidade que esteve presente na edição da Mostra de Arte Pública (Mapa) realizada em Itabira no início deste mês de outubro, fez uma entusiasmada reverência ao poeta Carlos Drummond de Andrade e a Itabira em sua página no Instagram. Ele postou fotos do painel pintado com 32m de altura, em uma parede do hotel IT, na Esplanada da Estação, e um comentário em português, traduzido para o inglês.
Originário da periferia de São Paulo, Kobra é conhecido mundialmente, com obras registradas em 5 continentes. O artista é reconhecido pelo estilo que mescla o uso de cores vibrantes e referências fotográficas, com o olhar voltado para questões sociais, traço comum da arte do grafite. Em Itabira, a figura de Drummond passou a fazer parte do hall de personalidades já retratadas por ele, como Salvador Dalí e Martin Luther King.
Em sua postagem, Kobra descreveu a forma como reverenciou um dos maiores nomes da literatura brasileira de todos os tempos: “Ao fundo, pus seu poema ‘Confidência do Itabirano’ como se fosse um manuscrito em seu bloco de notas. O retrato de Drummond aparece em um rasgo na página – feito com a forma do mapa de Itabira. Viva Drummond, viva a poesia, viva Itabira!”.
Kobra no Mapa
O talentoso grafiteiro foi um dos destaques do Mapa em Itabira, evento que levou entre os dias 10 e 15 de outubro um grande número de atrações à cidade berço da mineração do ferro no Brasil. O conjunto de intervenções artísticas a céu aberto transformou as ruas em uma grande galeria de arte.
Além dos murais e instalações, a programação contou com performances de artistas locais e de nomes consagrados internacionalmente, além de oficinas, shows, entre outros, sempre com entrada franca.