Faleceu em Itabira, aos 61 anos, na tarde dessa sexta-feira (8), o músico, cantor, compositor e produtor cultural Fernando Antônio Xavier de Souza, o popular Nandy. Ele havia sido internado há três semanas no Hospital Municipal Carlos Chagas, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O artista deixa como legado composições de sucesso e o trabalho em várias bandas e grupos de Itabira: Nandy e os Minhocas, Bossa Nova Negra, Banda Cor, Katumbi, entre outros.
Nandy ficou mais conhecido depois de vencer o Festival da Vale, em 1990. Ele gravou com artistas consagrados, como Alexandre Pires, e foi coautor de sucessos como “Água de Coco”.
Filhos de Nandy no Carnaval de Itabira
O artista foi homenageado nos últimos carnavais com a realização do bloco Filhos de Nandy. Na edição deste ano, o grupo percorreu ruas e mobilizou os foliões no Centro de Itabira.
Nas redes sociais, vários artistas manifestaram pesar pela morte de Nandy. A Prefeitura de Itabira divulgou uma nota exaltando o legado do artista. “Neste momento de tristeza e consternação, expressamos nossos mais sinceros sentimentos e solidariedade à família, amigos, colegas de trabalho e todos os fãs de Nandy. Ele deixa uma marca inesquecível para a cultura de Itabira e também em nossa equipe, sendo reconhecido pela sua amizade, gentileza e dedicação”, diz a nota.
O corpo de Nandy Xavier será velado neste sábado (9), entre 10h e 16h, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), à Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, no Centro de Itabira. Ainda não foram divulgadas informações sobre o local do sepultamento.