E-Mineração 2024: Ibram promove painéis estratégicos para pequenas e médias empresas que atendem a mineração

Publicado em

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) iniciou na manhã desta terça-feira (11) mais uma edição do e-MINERAÇÃO, evento 100% virtual e gratuito. O tema central desta edição são os principais desafios e tendências para as empresas de suprimentos e para as pequenas e médias mineradoras.

O evento, em sua quinta edição, conta com debates promovidos por empresários e especialistas de vários segmentos relacionados à mineração. A abertura ocorreu por volta das 8h30, com a participação do diretor de Assuntos Associativos à Mudança do Clima, do Ibram, Alexandre Melo.

“Nós tivemos no passado uma mescla de participantes e painelistas de mineradoras e de empresas da cadeia da mineração. Esta edição está exclusivamente focada nas empresas da cadeia mineral, sejam prestadores de serviço, fornecedores de equipamentos, serviços de consultoria e escritórios de advocacia, todos eles empresas associadas ao Ibram. Teremos somente a moderação dos painéis feitas pelas mineradoras, ou seja, nós estamos privilegiando o conhecimento e a expertise dos nossos associados da cadeia da mineração nesta edição de 2024”, explicou o diretor.  

Alexandre Melo Ibram
Alexandre Melo reconhece expertise de empresas da cadeia mineral para o desenvolvimento do setor

Abertura dos painéis

O primeiro painel do dia (foto principal), iniciado às 9h, foi moderado pelo Gerente de Geotecnia da Mosaic, Thiago Moura. Os painelistas foram a diretora de Vendas e Engenharia da Weir Esco Brasil, o Engenheiro de Minas, executivo da Mineração e membro do Instituto Australiano de Geocientistas, Beck Nader, além do Geólogo Especialista da DF+ Engenharia, Silas Salgado.

O tema foi “Como a Inteligência Artificial (IA) pode ser aplicada para otimizar os processos para otimizar os processos, prever falhas, explorar dados geológicos e aplicar melhores práticas ambientais”. No debate foi exposto como a reprodução de padrões pelo algorítimo se tornou uma ferramenta eficiente de trabalho para os processos da mineração, usando como exemplo as modelagens de blocos na Geologia.

Beck Nader lembrou que uma das características da cognição humana replicada no algorítimo da inteligência artificial é justamente o reconhecimento de padrões, feito de forma muito eficaz: “Isso foi uma tecnologia disruptiva que surgiu. Anteriormente tínhamos modelagens por sessões que são válidas, mas essa modelagem por IA que está introduzindo um componente de precisão e rapidez extremamente alto, é uma das características de demonstração do impacto da IA no dia a dia da geologia, da estimativa de recursos e, consequentemente, da estimativa de reservas”.

Mais painéis dao e-Mineração

Ao longo do dia, mais cinco painéis estão previstos para o evento, com temas como o uso intensivo da ciência e tecnologia na mineração e as tributações e regulamentações do setor. Confira aqui toda a programação. Ainda é possível se inscrever para acompanhar o evento clicando aqui. O e-Mineração tem o apoio editorial do CidadeseMinerais.com.br

Serviço:
e-MINERAÇÃO 2024
Data: 11 de junho
Horário: 8h30 às 16h30

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...