Unifuncesi garante recursos para curso de Medicina em Itabira

Publicado em

Atualizado às 15h55

O Centro Universitário Funcesi (Unifuncesi) formalizou na manhã desta sexta-feira, 2 de junho, um convênio para o curso de Medicina ofertando 66 vagas em Itabira. O evento foi realizado no auditório da instituição de ensino e contou com a presença de lideranças do poder público e entidades civis da região. Na cerimônia foi assinado o repasse de R$ 8,8 milhões em parceria envolvendo a universidade e a Vale. Os recursos serão aplicados no Laboratório de Habilidades e Simulação Realísticas.

A autorização do Ministério da Educação (MEC) para o curso havia sido publicada no último dia 23 de maio, no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a reitora da UniFuncesi, Flávia Pantuza, a inauguração do curso é a concretização de um projeto que vinha sendo amadurecido há vários anos.

“Nossa proposta é oferecer um curso de Medicina com o diferencial da qualidade, da excelência, para que a gente possa contribuir com a formação de mão de obra de médicos para as diversas instituições de saúde. Vale lembrar a importância desses médicos para atenção primária, nos PSFs, na rede pública não só do município, mas de toda a região”, explica a reitora, Flávia Pantuza.

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, considera a faculdade de Medicina algo histórico, fundamental para o futuro da cidade: “Não é só uma faculdade de Medicina, representa a volta de Itabira como cidade educadora, desde a educação básica de alta qualidade, que é um resgate que está sendo feito. Mais do que isso, a Unifuncesi precisava sair da letargia que estava vivendo, precisava se encontrar com seu projeto de desenvolvimento, de qualificação, assim como a Unifei está fazendo. Ela ajuda a criar um polo universitário, a consolidar o polo médico. É uma grande alternativa de diversificação econômica do município”.

Já o prefeito da vizinha João Monlevade, o médico Laércio Ribeiro, destacou o lançamento do curso como conquista regional. Ele também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi). “Já conhecia há algum tempo o local onde vai funcionar a escola e fiquei maravilhado com o investimento que foi feito. É muito importante para João Monlevade e região, porque vai trazer novos profissionais e propiciar que os nossos melhorem cientificamente. Uma escola também traz a valorização dos que já estão”, opina o prefeito.

O diretor de Gestão de Territórios da Vale, Luiz Henrique Medeiros, enfatizou a importância do curso para a diversificação econômica da cidade, estabelecendo Itabira como polo educacional. “Estamos trabalhando com saúde, educação e geração de renda. Para nós é uma satisfação muito grande estar aqui hoje ajudando a viabilizar essa parceria. O curso foi muito bem planejado e está bem estruturado pela Unifuncesi. Temos certeza que será um grande sucesso para Itabira e toda região”.

Também presente ao evento, o vereador Rodrigo Diguerê manifestou a expectativa de que o novo curso melhore o atendimento à grande demanda regional na Saúde. “Hoje é um dia histórico, muito especial. Estamos o tempo todo cara a cara com o povo, sendo cobrados, e sabemos que o curso de Medicina vai contribuir muito com o sistema de saúde do nosso município, que recebe pessoas de toda a região, para que elas tenham um atendimento mais digno ainda”.

Informações sobre inscrições para o curso de Medicina em Itabira no site da Unifuncesi.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...