A Prefeitura de Ipatinga iniciou na última semana a montagem da UPA Sentinela, como forma de melhorar o acesso à saúde e fortalecer os serviços de urgência e emergência no Vale do Aço. A nova unidade ficará localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
De acordo com a Prefeitura, a UPA atende a população de 13 municípios da microrregião de saúde de Ipatinga e registrou um aumento de 20% nos atendimentos, passando de 92 mil pacientes em 2022 para mais de 113 mil em 2023. Para desafogar o atendimento da UPA, a UPA Sentinela está sendo montada com o objetivo de atender pacientes classificados como “Pouco Urgente”, especificados com a cor verde no protocolo Manchester.
Ainda segundo a Prefeitura, o objetivo da construção da UPA Sentinela é “proporcionar atendimento mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de espera. Com horário de funcionamento das 7h às 19h, a unidade estará equipada com consultório médico, sala de preparo de medicação e 12 poltronas para atendimentos”, esclarece o Executivo.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão com a saúde da população, proporcionando respostas rápidas e eficazes nos atendimentos aos pacientes”, diz o prefeito Gustavo Nunes.
Serviços devem ter nova dinâmica em 2024
Conforme divulgado pela Prefeitura, a conclusão das obras da Upa Sentinela está prevista para a última semana de dezembro. Os atendimentos serão iniciados já na primeira quinzena de janeiro 2024.
O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, destaca a importância da agilidade nos atendimentos para reduzir ao máximo o tempo de espera do primeiro atendimento, para garantir que todos os pacientes sejam tratados conforme a necessidade. “O encaminhamento dos pacientes para o atendimento na UPA Sentinela será feito após a classificação de risco pela equipe assistencial da UPA”, explicou.