A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo vai instalar câmeras de segurança em pontos estratégicos nas ruas da cidade. A ordem de serviço para a instalação de uma central de videomonitoramento já foi assinada e a empresa responsável pela execução será a Extreme Security Comércio de Eletroeletrônico.
De acordo com a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, o objetivo da ação é tornar o município ainda mais atraente para novos empreendimentos e para o turismo. Com a medida, o Executivo espera impulsionar a economia local. “A segurança é um pilar fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer cidade e essa nova iniciativa é um passo robusto nessa direção”, diz o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho.
Ainda segundo a prefeitura, as câmeras serão instaladas em lugares públicos, respeitando as leis e direitos dos cidadãos. O executivo espera com a medida proporcionar ruas mais tranquilas e aumento da sensação de segurança, permitindo que a população aproveite melhor as praças e atrações do município.
Vigor econômico
O minério de ferro extraído atualmente em grande escala pela Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo vem mudando a realidade econômica do município desde 2006, quando foi inaugurada na cidade a mina de Brucutu. Já no início da sua operação, era considerada a mina com maior capacidade inicial de produção em todo o mundo, com projeções para 30 milhões de toneladas de minério de ferro anuais. A arrecadação do município cresceu substancialmente desde então.
Para implantação do Projeto Brucutu, a Vale investiu cerca de US$ 1,1 bilhão. A Mina possui entre as suas vantagens competitivas o baixo custo de produção e a excelente qualidade do minério extraído. A Vale estima que as reservas de minério de ferro em São Gonçalo do Rio Abaixo cheguem a 737 milhões de toneladas. No entanto, uma das preocupações do município é justamente ficar independente da mineração. (saiba mais)