Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo inicia instalação de câmeras de monitoramento 24h

Publicado em

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo iniciou a instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. As imagens captadas serão transmitidas a uma Central de Vigilância e Monitoramento (CVM) de última geração para proporcionar mais segurança para a população são-gonçalense.

De acordo com a Prefeitura, a implantação do sistema, iniciada nesta quinta-feira (28), está a cargo da Extreme Security Comércio de Eletroeletrônico, empresa contratada para o serviço. A iniciativa deverá proporcionar “ruas mais tranquilas e seguras, permitindo que todos aproveitem melhor as praças, equipamentos públicos e atrações do município”, segundo a Prefeitura.

Além de servir na prevenção de crimes, o sistema também ajudará na fiscalização e controle de eventos públicos. Outra vantagem é contribuir para promover a “postura adequada na esfera pública e no auxílio às autoridades em investigações e na manutenção da ordem”.

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho, diz que o videomonitoramento contribuirá principalmente para a segurança dos empreendedores da cidade mineradora: “O investimento em ferramentas inteligentes para promover a proteção tanto do patrimônio público, quanto de empresas e cidadãos em geral é um compromisso para uma cidade mais segura e melhor para se viver”.

Prefeitura punirá mau uso do sistema

A Prefeitura de São Gonçalo ainda destaca que a privacidade e os direitos individuais foram considerados para a instalação do sistema. “O tratamento das imagens captadas seguirá estritamente os preceitos constitucionais e legais, com total proibição da captação de imagens de espaços internos de residências, espaços de lazer e empreendimentos comerciais”, explica a Prefeitura.

A administração ainda esclarece que o acesso e o fornecimento das imagens captadas serão restritos às autoridades competentes, assegurando que a utilização desse recurso tecnológico esteja alinhada com os interesses coletivos e a preservação dos direitos individuais.

“A segurança do acesso à central é uma prioridade, sendo restrito aos operadores devidamente treinados. Esses profissionais foram capacitados não apenas em aspectos técnicos, mas também éticos, reconhecendo a importância de uma atuação responsável e íntegra”, informa o Executivo, lembrando que o descumprimento das diretrizes de ética confidencialidade acarretará sanções administrativas, cíveis e criminais aos servidores que cometerem infrações no uso do sistema.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...