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Nozinho chama BR-381 de “trava” e confirma que riscos geológicos afastaram investidores no último leilão

Foto: Youtube/ Radio O Tempo - Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo destaca desafios que concessionária terá que enfrentar no trecho entre governador Valadares e Belo Horizonte; BR-381 deve ter novo leilão em 2024

 

Em entrevista ao Café com Política, programa promovido pela Rádio O Tempo, o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho, confirmou nesta quinta-feira (11) que os riscos geológicos da BR-381 foram os principais fatores que culminaram na falta de propostas para o leilão da rodovia no trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte. Nozinho participou, recentemente, de reuniões com membros do Ministério dos Transportes sobre o edital de concessão da estrada para a iniciativa privada, que deverá ser relançado ainda no primeiro semestre de 2024, mas desta vez atendendo a sugestões da Associação dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi) e do Movimento Pró-Vidas (saiba mais).

“Nessa viagem que fizemos a Brasília, nós fomos para tentar entender o que acontece, por que tem 20 anos que o governo tenta licitar a obra e não tem interessado. Depois tentou fazer o leilão de concessão, e também não teve interessados”, diz Nozinho.

“O problema sério é o risco geológico e insegurança quanto ao pessoal das ocupações na saída de Belo Horizonte. Qual empresa quer pegar isso para fazer? Tem que ter um acerto técnico, a União tem que ficar com uma parte e a concessionária também, porque se não for assim não sai obra”, opina.

Sobre o fato de a BR-381 ser um gargalo para atração de novos empreendimentos para as cidades da região, Nozinho avalia: “É tão noticiada a dificuldade da BR-381 que o empresário nem olha para o nosso lado. Nossa região é rica, contribui muito com grandes empresas, como ArcellorMittal, Vale, Usiminas, mas a estrada é uma trava, principalmente para nós que estamos mais perto de Belo Horizonte”.

O prefeito lembra que São Gonçalo do Rio Abaixo está posicionada entre cidades que que possuem aeroportos, como a capital e Ipatinga. “Precisamos unir as forças para o edital não nos frustrar de novo. Eu acredito”, complementa.

Nozinho ainda lembra que, com recursos próprios e supervisão do DNIT, o município está construindo um trevo para permitir o tráfego de carretas na entrada da cidade sem atrapalhar o fluxo e que a obra deve ficar pronta até o meio do ano. Clique e relembre.

BR-381 deve pode ganhar faixas adicionais entre Sabará e BH

Nesta semana o presidente do Movimento Pró-Vidas informou que recebeu resposta positiva do Ministério dos Transportes para o pedido feito por lideranças políticas do Médio Piracicaba para que sejam feitas faixas adicionais na rodovia entre Belo Horizonte e Sabará. Técnicos do DNIT e da Secretaria Nacional de Transportes Rodoviários foram convocados para a avaliar a viabilidade técnica das obras. Saiba mais.

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