Após 7 meses de reforma, Maria Fumaça é entregue totalmente restaurada em Itabira

Publicado em

 

A histórica locomotiva Maria Fumaça situada sob emblemático Arco na praça do Areão, na entrada da cidade de Itabira passaram por um minucioso processo de restauração. Após sete meses de obras, os dois marcos do patrimônio histórico municipal foram entregues de volta à população, no domingo, 9 de junho.

Durante o ato de entrega das obras, o prefeito Marco Antônio falou sobre o “renascimento físico e cultural do espaço de lazer. A requalificação da praça do Areão marca um novo capítulo na história da cidade, promovendo não apenas a revitalização física, mas também resgatando a identidade cultural e social do local. Com um projeto que integra espaços verdes, esporte, lazer e espaços para eventos, a praça se torna um ponto de encontro vibrante tanto para moradores quanto para visitantes”, explicou o prefeito.

O monumento – Maria Fumaça e Arco – faz parte do Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Areão, tombado pelo Município, conforme Decreto nº 2050, de 30 de Novembro de 1998. Ele também é reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) para fins de pontuação e captação dos recursos do ICMS Cultural.

Motivo da reforma

Com estado de conservação precário, a Maria Fumaça e o Arco passaram por vistorias realizadas pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU). A partir daí, foi comprovada a necessidade de uma restauração metalográfica – recuperação de peças metálicas danificadas ou desgastadas -, com mão de obra especializada.

O valor investido na restauração da Maria Fumaça foi de R$ 437.321,72. Já para as obras de reforço da base de sustentação do Arco, pintura e recomposição do piso em volta da base do monumento, a Prefeitura investiu R$ 219.197,84.

História da Maria Fumaça

A Maria Fumaça, uma locomotiva a carvão fabricada na década de 1940, funcionou de 1945 a 1960. Durante este período, desempenhou um papel crucial no transporte de minério de ferro de Itabira para o Porto de Tubarão, no Espírito Santo. Com o passar dos anos, a locomotiva, um símbolo do desenvolvimento industrial da região, necessitava de uma intervenção cuidadosa para preservação de sua integridade histórica e estética.

Para Marco Antônio Lage, a entrega do monumento restaurado não só representa a preservação da história ferroviária da região, mas também contribui para o fortalecimento da identidade cultural local. A presença revitalizada da Maria Fumaça e do Arco na praça do Areão reafirma o compromisso do Município com a conservação de seu patrimônio histórico, proporcionando um espaço de memória e reflexão para as futuras gerações.

“A comunidade é convidada a participar ativamente na preservação desses marcos históricos, garantindo que eles continuem a inspirar e a contar a história de Itabira para as futuras gerações. Preservar a praça, a locomotiva e a nossa história é o apelo que ecoa entre os itabiranos, unindo todos em torno de um compromisso com o legado da cidade”, finalizou o prefeito.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios