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Proposta para instalação de 13 pedágios em estradas de Minas gera polêmica e mobilização de moradores

Imagem: Pixabay - A principal preocupação dos manifestantes é o impacto financeiro, social e econômico que os pedágios podem trazer para as comunidades locais, além do que consideram a falta de um diálogo transparente sobre a medida

 

A proposta de concessão de trechos das rodovias MG-10 (Linha Verde), MG-424 e LMG-800 para a iniciativa privada está dividindo opiniões em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra) apresentou o projeto que prevê a instalação de 13 pedágios ao longo das estradas que conectam o Aeroporto de Confins, a Serra do Cipó e várias cidades da Grande Belo Horizonte.

A proposta, que já está em consulta pública, gerou reações negativas, especialmente entre os moradores das 12 cidades afetadas pelas mudanças.

Mobilização contra pedágios em estradas de Minas

Moradores das cidades cortadas pelas rodovias se organizaram contra o projeto, afirmando que não houve consulta à população antes da proposta ser apresentada.

A principal preocupação dos manifestantes é o impacto financeiro, social e econômico que os pedágios podem trazer para as comunidades locais, além do que consideram a falta de um diálogo transparente sobre a medida. Confira os locais onde estão previstos os pedágios:

Rodovia LMG-800

  • KM 5,6: Próximo ao Aeroporto de Confins
  • KM 11,4: Entre Pedro Leopoldo e Confins

Rodovia MG-010

  • KM 17,4: Entre Belo Horizonte e Vespasiano
  • KM 27,6: Entre Vespasiano e Lagoa Santa
  • KM 46,4: Entre Lagoa Santa e Jaboticatubas
  • KM 93,4: Entre Jaboticatubas e Santana do Riacho

Rodovia MG-424

  • KM 4,2: Entre Vespasiano e São João da Lapa
  • KM 10,1: Entre São João da Lapa e Confins
  • KM 15: Entre Confins e Pedro Leopoldo
  • KM 23,7: Entre Pedro Leopoldo e Matozinhos
  • KM 35,8: Entre Matozinhos e Prudente de Morais
  • KM 45,5: Entre Prudente de Morais e Sete Lagoas

Contorno Matozinhos

  • KM 3,0: Contorno de Matozinhos

A proposta segue sendo discutida e aguarda a definição dos próximos passos após a consulta pública. Enquanto isso, as comunidades impactadas seguem se organizando para reivindicar mais participação no processo e garantir que suas necessidades sejam levadas em consideração.

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