Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Queijo Minas Artesanal ganha feira em Belo Horizonte

Publicado em

 

Nesta quarta-feira, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A decisão, anunciada em reunião realizada em Assunção, no Paraguai, coloca a cultura e a identidade de Minas em evidência global e faz com que o país tenha o primeiro produto da cultura alimentar incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

“Hoje é um dos dias mais especiais do meu governo. Depois de um longo trabalho, de um longo percurso, nós conseguimos! Conquistamos a declaração e os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal são oficialmente, com confirmação da Unesco, um patrimônio cultural e material da humanidade. É uma grande felicidade ter esse reconhecimento”, disse o governador Romeu Zema, em pronunciamento no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

Produtores de queijos artesanais de Minas Gerais participam, nesta quarta-feira, de uma feira nos jardins do Palácio da Liberdade, no dia em que Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O evento, com início às 17 horas, será aberto ao público.

Estarão presentes tanto expositores do Queijo Minas Artesanal, como do queijo da Mantiqueira de Minas. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), 20 produtores mineiros comercializarão seus produtos na feira e irão compartilhar com o público suas histórias e tradições.

Um levantamento da Emater-MG mostra que existem cerca de 7,7 mil agroindústrias familiares de queijos artesanais no estado, sendo 3 mil apenas do Queijo Minas Artesanal. A empresa orienta os produtores nas boas práticas de fabricação e na regularização das queijarias.

A feira é promovida pela Emater-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e Associação Mineira de Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo).

Sem Titulo 2
Foto: Leo Bicalho/ Secult

Reconhecimento da Unesco

O anúncio de que os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal foram reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ocorreu durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental do órgão, em Assunção, no Paraguai. O produto ganhará ainda mais visibilidade e valor no mercado. Desde 2008, o “Modo de Fazer o Queijo Minas Artesanal” já é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional (Iphan).

Existem dez regiões no estado caracterizadas como produtoras do Queijo Minas Artesanal: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro e Serras da Ibitipoca. As informações são da Agência Minas.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios