O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou uma investigação Preliminar (IP) do Procon-MG para apurar junto à Copasa a situação de desabastecimento de água em Santa Bárbara, registrada nos últimos dias. O procedimento foi feito por meio da promotoria de Justiça de Santa Bárbara.
De acordo com a Promotoria, o problema perdurava no município desde o fim de semana, quando as temperaturas bateram recorde no país por conta da onda de calor. O problema ainda ocorria até a segunda-feira (20), dia da instauração do procedimento.
Ainda segundo o MPMG, o atual desabastecimento de água no município não é fato isolado. As constantes interrupções na prestação do serviço público já deram origem a outra Investigação Preliminar e ao ajuizamento, em 2014, de uma Ação Civil Pública, após constatação da má qualidade da água.
O órgão irá notificar a Copasa para prestar esclarecimentos e também solicitará ao município de Santa Bárbara que informe as medidas tomadas em relação ao desabastecimento atual, iniciado no último dia 17 de novembro.
MPMG vem investigando desabastecimento frequente
No último mês de setembro, o MPMG também abriu investigação de desabastecimento de água em Santa Bárbara por conta de reclamações de moradores. Na ocasião, a Copasa informou que tratava-se de consequências de manutenções na rede (saiba mais). A empresa, no entanto, ainda não se manifestou sobre o atual problema.