O Movimento Pró-Vidas da BR-381 entregou, no dia 21 de agosto, propostas para aliviar os congestionamentos na saída de Belo Horizonte, onde motoristas enfrentam engarrafamentos de até duas horas em horários de pico.
As sugestões foram apresentadas ao DNIT, à Polícia Rodoviária Federal e ao deputado Celinho Sintrocel, que se comprometeu a realizar uma audiência pública para discutir o tema na Assembleia Legislativa.
Os documentos foram enviados também à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra) para avaliação.
Movimento Pró-Vidas: momento decisivo se aproxima
Paralelamente às ações locais, a concessão de 303,4 km da BR-381, que conecta Belo Horizonte a Governador Valadares, chega a uma fase decisiva.
No dia 26 de agosto, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, serão recebidos os envelopes das empresas interessadas em participar do leilão de concessão, previsto para o dia 29.
A expectativa é que o projeto impulsione a economia local e gere cerca de 73 mil empregos diretos e indiretos em Minas Gerais. O leilão, cuja vencedora será definida pelo maior desconto tarifário oferecido, também inclui a necessidade de aportes financeiros para garantir a viabilidade da concessão.