Após sofrer um acidente no último sábado (30) na BR-356, em Ouro Preto, um caminhão-tanque, carregado de gasolina, diesel S-500 e diesel S-10, vazou no Ribeirão Tripuí, que desagua no Ribeirão do Carmo, em Mariana, cerca de 26 mil litros de combustível.
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Mariana diz acompanhar e apurar os desdobramentos da contaminação, com a participação da Defesa Civil Municipal, o Grupamento de Policiamento Ambiental da Guarda Civil e agentes das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.
Abastecimento em Mariana continua normal
A Prefeitura de Mariana garantiu que o abastecimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) não sofreu alterações. Porém, a orientação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria do Meio Ambiente é que os produtores rurais evitem irrigar plantações, reidratar animais e possível uso humano da água do Ribeirão do Carmo. O risco é contaminação e envenenamento do solo.
A área do acidente próxima a Saramenha, em Ouro Preto, foi isolada. Existem também precauções para lidar com o risco de explosão ou agravamento dos danos.
A Secretaria de Proteção Civil de Minas Gerais, a Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais e o Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) foram acionados.