Início Cidades Marco Antônio Lage é eleito presidente da Amig nesta quinta (16)

Marco Antônio Lage é eleito presidente da Amig nesta quinta (16)

Imagem: Filipe Augusto / Divulgação - Após a eleição, Marco Antônio Lage destacou a situação difícil enfrentada pelos municípios mineradores, que produzem recursos não renováveis e lutam por uma compensação justa pela exploração mineral

 

Nesta quinta-feira (16), o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), foi eleito para presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig). A eleição, que ocorreu na sede da entidade, em Belo Horizonte, aconteceu sem adversários para Lage, que passou a comandar a organização responsável por representar as cidades mineradoras do país.

Além do prefeito de Itabira, a nova diretoria da Amig conta com grandes nomes do setor público. A vice-presidência ficará a cargo de Josemira Gadelha (MDB), prefeita de Canaã dos Carajás, no Pará, e a Diretoria Administrativa será assumida por Ângelo Oswaldo (PV), prefeito de Ouro Preto, em Minas Gerais. A composição ainda inclui representantes dos estados do Paraná e da Bahia.

Desafios e propostas de Marco Antônio Lage para as Amig

Após a eleição, Marco Antônio Lage destacou a situação difícil enfrentada pelos municípios mineradores, que produzem recursos não renováveis e lutam por uma compensação justa pela exploração mineral.

Entre os temas prioritários para a nova gestão da Amig, está a correção da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a famosa Lei Kandir, que isenta de ICMS os produtos exportados, sem falar de um plano de sustentabilidade que aborde as questões econômicas, sociais, ambientais e culturais, com um olhar voltado para as futuras gerações.

A nova gestão da Amig promete também fomentar a diversificação econômica das cidades mineradoras e trabalhar na construção de um legado que favoreça o equilíbrio entre a mineração e o bem-estar das comunidades.

Sair da versão mobile