Vereadores de João Monlevade aprovam projetos e modificações no Conselho Municipal de Habitação

Publicado em

Na reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade, realizada na quarta-feira, 26, os vereadores aprovaram três projetos e um anteprojeto importantes para o município. Entre os projetos aprovados, destaca-se o de nº 1.522/2025, que altera a composição do Conselho Municipal de Habitação, buscando atualizar a representação das entidades envolvidas.

Mudanças no Conselho Municipal de Habitação em João Monlevade

O projeto de lei 1.522/2025 altera o artigo 14 da Lei nº 1572, de 15 de abril de 2003, que regula a formação do Conselho Municipal de Habitação. A principal mudança proposta é a substituição das “Associações de Moradores” pelos “Movimentos de Moradia Popular” na composição do conselho, refletindo uma ampliação da representatividade das questões habitacionais na cidade.

Com a mudança, o Conselho Municipal de Habitação será composto por seis membros titulares e seus respectivos suplentes, nomeados pelo prefeito. A nova composição será formada por três representantes do poder público e três da sociedade civil. Entre os representantes governamentais estarão o Secretário Municipal de Obras (Presidente), o Secretário Municipal de Serviço Social e o Secretário Municipal de Fazenda.

Já a sociedade civil será representada por um integrante dos Movimentos de Moradia Popular do Município, um representante da Associação Comercial e um representante dos Engenheiros atuantes na cidade.

Proposta de emenda à composição do conselho

Durante a reunião, o vereador Belmar Diniz (PT) anunciou que irá apresentar uma emenda ao projeto, com a intenção de ampliar a representatividade dos engenheiros. Em vez de um simples representante dos engenheiros atuantes no município, a proposta do vereador sugere a inclusão de um representante da Associação dos Engenheiros, o que permitiria uma maior abrangência e uma participação mais organizada da categoria.

O projeto agora segue para análise e possíveis ajustes antes de sua aprovação final, mas as modificações aprovadas na reunião refletem a intenção da Câmara de garantir um conselho mais inclusivo e representativo para tratar das questões de habitação em João Monlevade.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios