Duas importantes cidades da siderurgia e, por consequência, da cadeia da mineração, comemoram aniversário de 60 anos de emancipação política e administrativa nesta segunda-feira (29): Ipatinga (foto), no Vale do Aço, e João Monlevade, na microrregião do Médio Piracicaba.
As comemorações na cidade polo do Vale do Aço vêm sendo feitas ao longo dos últimos meses, em várias circunstâncias e eventos. Um dos momentos certamente mais marcantes do seu sexagenário ainda está por vir: a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, marcada para o próximo dia 11 de maio, à 16h, no Parque Ipanema. O evento foi confirmado na última quinta-feira (25), pelo prefeito Gustavo Nunes, data em que recebeu o capitão André Bezerra, integrante da tradicional equipe da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma visita técnica.
“É uma honra para nossa cidade sediar mais uma vez esse lindo evento, que certamente é uma alegria e um grande presente para os ipatinguenses”, disse o prefeito.
Já entre os eventos realizados com o apoio do Poder Público, um dos destaques foi a Expocoop 2024. A feira de cooperativismo reuniu no Parque Ipanema cerca de 80 expositores e diversas atrações culturais, com entrada franca. Na ocasião, a Prefeitura disponibilizou vários serviços e informações ao público. Saiba mais.
Como a cidadde de cerca de 265 mil habitantes se desenvolveu em torno da siderurgia, não poderia faltar o reconhecimento da Usiminas, uma das maiores produtoras de aço do mundo. “A empresa, que cresceu junto com o município, continuará com o seu compromisso de ser uma boa vizinha, de fortalecer a comunidade por meio do desenvolvimento econômico e social e de deixar um legado para as gerações futuras”, disse Marcelo Chara, presidente da Usiminas. Veja a nota da empresa na íntegra.
Outras informações sobre as comemorações dos 60 anos estão no site da Prefeitura de Ipatinga.
Festa em João Monlevade
Com uma população de cerca de 80 mil pessoas, João Monlevade é conhecida no Médio Piracicaba por abrigar operações da ArcelorMittal, outra gigante entre as maiores produtoras de aço do mundo. A presença da siderurgia, entre outros fatores históricos, faz a aconchegante cidade apresentar bons indicadores sociais.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB percapita é em torno de R$ 60 mil (2021). O Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,758 (2010), considerado elevado, embora os dados necessitem atualização.
As festividades, nesta segunda-feira, começaram cedo na cidade, com hasteamentos de bandeiras e uma apresentação especial da Corporação Musical Guarany, na sede da Prefeitura. Às 10h terão início as atividades do novo Posto Avançado do Corpo de Bombeiros, na rua Castanheiras, 492, no bairro Sion.
A inauguração da nova unidade será um dos grandes momentos do dia, por se tratar de um sonho antigo do município que se torna realidade. O posto é considerado estratégico pela corporação, não só para reforçar o atendimento às demandas da cidade, mas também das ocorrências da BR-381.
Já à tarde, a partir das 15h, na Praça do Povo, será realizado o Festival de Bandas Gospel. Logo depois, show do Cantor Thalles Roberto, às 21h.
O prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro, não esconde os sentimentos em relação ao municípío. “É um orgulho muito grande. Sinto-me alegre e satisfeito. Eu tenho 48 anos de Monlevade, cheguei aqui com menos de 25 anos, criei minha família. A cidade me acolheu. Na minha cidade, a pequena Dores do Indaiá, as pessoas também têm orgulho de eu ter virado prefeito aqui. Eles acham interessante. Eu tenho muito o que agradecer a Monlevade!”, diz o médico, eleito prefeito em 2020. “Essa cidade me ensinou a lutar pelos meus sonhos, a ser resiliente e a nunca desistir”, complementa.
Outras informações sobre as comemorações dos 60 anos do município no site da Prefeitura de João Monlevade.