A Prefeitura de João Monlevade anunciou a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais, que será paga no próximo sábado, dia 26 de abril. A medida representa uma injeção de R$ 5.473.227,23 na economia local, valor que inclui também os adiantamentos dos funcionários do Departamento de Águas e Esgotos (DAE) e da Fundação Municipal Crê-Ser.
Antecipação do 13° salário tem como foco o fortalecimento da economia local
A iniciativa tem um impacto direto no comércio da cidade, especialmente em um período estratégico: a proximidade do Dia do Trabalhador e das comemorações pelo aniversário de João Monlevade. Para muitas famílias, o recurso representa fôlego financeiro extra para quitar dívidas, reforçar o orçamento e impulsionar o consumo no município.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Fabrício Lopes, a antecipação foi possível graças ao rigor no controle das finanças públicas. “Esse benefício só se concretizou porque houve um trabalho técnico de equilíbrio nas contas e organização orçamentária. Não estamos comprometendo outros compromissos da administração”, explicou.
A vice-prefeita Dorinha Machado (MDB) destacou o impacto social da medida: “Estamos a falar de centenas de famílias que terão mais tranquilidade financeira neste momento, o que reflete diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores”.
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) reforçou o caráter estratégico da decisão. “Não se trata apenas de uma valorização do servidor. É uma ação que estimula a economia de João Monlevade, aquece o comércio e movimenta diferentes setores locais”, afirmou.