Em parceria com a Vale, a Defesa Civil anunciou que vai realizar um exercício de segurança no próximo sábado (18), às 10h30 nas barragens de Itabira.
A simulação envolverá moradores da ZAS (Zona de Autossalvamento) que moram nas proximidades das barragens de Itabira de Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Cambucal I, Cambucal II e Sistema Pontal.
Objetivo da operação nas barragens de Itabira envolve medidas de segurança
O objetivo principal deste exercício nas barragens de Itabira é orientar esses moradores sobre quais medidas tomar em caso de emergência envolvendo uma barragem de mineração.
Como parte do Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração (PAEBM), uma medida preventiva será tomada em forma de atividade. As sirenes do sistema de emergência serão acionadas e seu som poderá ser ouvido em alguns bairros de Itabira e áreas internas da Vale. Ao ouvirem as sirenes, os residentes são aconselhados a interromper imediatamente as suas atividades atuais e dirigir-se ao ponto de encontro designado mais próximo, seguindo as rotas de fuga pré-estabelecidas.
Confira as regiões e bairros que participam do simulado nas barragens de Itabira:
Abóboras, Laboreaux, Água Fresca, Machado, Bálsamos, Madre Maria de Jesus, Barro Branco, Morro dos Tocos, Bela Vista, Nossa Senhora das Oliveiras, Belvedere, Nova Vista, Campestre, Palmeiras, Conceição, Palmital, Condomínio Vila Técnica Conceição, Praia, Engenho, Ribeira de Baixo, Fênix, Ribeira de Cima, Gabiroba de Baixo, Rio do Peixe, Gabiroba de Cima, Santa Ruth, Hamilton, Vale do Sol, Jardim dos Ipês, Vila Bethânia, João XXIII, Flamboyant, Juca Rosa e Zona Rural.
Durante o exercício nas barragens de Itabira, algumas ruas e estradas da região ficarão fechadas por aproximadamente uma hora (10h15 às 11h15).
A Vale ressaltou que o nível de segurança das barragens de Itabira não mudou e que, além das inspeções regulares no local, o Centro de Monitoramento Geotécnico de Barragens (CMG) continua monitorando a barragem.