Vale e Defesa Civil realizam simulado de segurança em barragens de Itabira

Publicado em

Em parceria com a Vale, a Defesa Civil anunciou que vai realizar um exercício de segurança no próximo sábado (18), às 10h30 nas barragens de Itabira.

A simulação envolverá moradores da ZAS (Zona de Autossalvamento) que moram nas proximidades das barragens de Itabira de Itabiruçu, Conceição, Rio de Peixe, Cambucal I, Cambucal II e Sistema Pontal.

Objetivo da operação nas barragens de Itabira envolve medidas de segurança

O objetivo principal deste exercício nas barragens de Itabira é orientar esses moradores sobre quais medidas tomar em caso de emergência envolvendo uma barragem de mineração.

Como parte do Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração (PAEBM), uma medida preventiva será tomada em forma de atividade. As sirenes do sistema de emergência serão acionadas e seu som poderá ser ouvido em alguns bairros de Itabira e áreas internas da Vale. Ao ouvirem as sirenes, os residentes são aconselhados a interromper imediatamente as suas atividades atuais e dirigir-se ao ponto de encontro designado mais próximo, seguindo as rotas de fuga pré-estabelecidas.

Confira as regiões e bairros que participam do simulado nas barragens de Itabira:

Abóboras, Laboreaux, Água Fresca, Machado, Bálsamos, Madre Maria de Jesus, Barro Branco, Morro dos Tocos, Bela Vista, Nossa Senhora das Oliveiras, Belvedere, Nova Vista, Campestre, Palmeiras, Conceição, Palmital, Condomínio Vila Técnica Conceição, Praia, Engenho, Ribeira de Baixo, Fênix, Ribeira de Cima, Gabiroba de Baixo, Rio do Peixe, Gabiroba de Cima, Santa Ruth, Hamilton, Vale do Sol, Jardim dos Ipês, Vila Bethânia, João XXIII, Flamboyant, Juca Rosa e Zona Rural.

Durante o exercício nas barragens de Itabira, algumas ruas e estradas da região ficarão fechadas por aproximadamente uma hora (10h15 às 11h15).

A Vale ressaltou que o nível de segurança das barragens de Itabira não mudou e que, além das inspeções regulares no local, o Centro de Monitoramento Geotécnico de Barragens (CMG) continua monitorando a barragem.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios