Início Cidades Itabira Recém-eleito “imortal” pela ABL, Ailton Krenak participará do Flitabira

Recém-eleito “imortal” pela ABL, Ailton Krenak participará do Flitabira

Foto: Reprodução - Escritor indígena participará do evento em Itabira compondo mesa de debate com Maria Ribeiro e Conceição Evaristo

 

O filósofo, escritor, ambientalista e professor indígena Ailton Krenak estará em Itabira no próximo dia 3 de novembro para participar da programação do Flitabira. Ele irá compor a mesa “O homem; as viagens”, junto com Maria Ribeiro e Conceição Evaristo, a partir das 21h, no Centro Cultural do Centro Histórico.

Na última quinta-feira (5), ele foi eleito para uma cadeira da Academia Brasileira de Letras (ABL), recebendo 23 votos. Na eleição, concorreram com ele a historiadora Mary del Priore e o escritor também indígena Daniel Munduruku, obtendo, respectivamente, 12 e quatro votos.

Com forte ligação com a bacia do Rio Doce, onde nasceu, em uma comunidade Krenak, o novo “imortal” é o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na ABL, assumindo a de número 5, em substitução a José Murilo de Carvalho, falecido em agosto deste ano. Aílton também foi nome marcante na Assembleia Constituinte em 1987, que completa 35 anos de vigência em 2023, trabalhando para incluir demandas dos povos originários à Constituição Federal. Pelo menos no papel, a partir da Carta Magna indígenas tiveram a cultura autóctone (originária) e a terra garantidos como direitos.

Obra de Ailton Krenak

Ailton Krenak migrou com a família aos 17 anos para o Paraná, onde se formou produtor gráfico e jornalista. É doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Além de ter participado da antologia A outra margem do Ocidente (Minc-Funarte/Companhia das Letras, 1999), publicou Ailton Krenak (Azougue Editorial, 2015, entrevista), Ideias para adiar o fim do mundo (Companhia das Letras, 2019) e O amanhã não está à venda (Companhia das Letras, 2020).

Sem Titulo 19
Seu livro mais recente foi lançado em 2020, pela Companhia das Letras

O Flitabira

O Flitabira foi Criado pelo jornalista Afonso Borges, idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo. Em sua terceira edição,  celebrará entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023 , os 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade. As atividades serão presenciais, na Praça do Centenário, e on-line, pelo canal no YouTube do Festival. O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira e União Brasileira de Escritores – UBE.

SERVIÇO:

III Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira
De 31 de outubro a 5 de novembro
Local: Circuito Cultural do Centro Histórico – Itabira-MG
Informações: www.flitabira.com.br

Sair da versão mobile