Início Cidades Itabira firma parceria com Unifei e criam 5 estratégias para impulsionar desenvolvimento...

Itabira firma parceria com Unifei e criam 5 estratégias para impulsionar desenvolvimento do campus e região

Imagem: Divulgação - Prefeitura de Itabira e Unifei assinam Protocolo de Intenções focado em expansão acadêmica, pesquisa e moradia estudantil

 

A Prefeitura de Itabira e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) oficializaram, na terça-feira (21), um importante Protocolo de Intenções com o intuito de fortalecer e potencializar o desenvolvimento do campus da instituição na cidade. A assinatura do documento contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage e o novo reitor da Unifei, Marcel Fernando da Costa Parentoni.

O protocolo contém cinco ações estratégicas de curto prazo que visam tanto o avanço físico do campus quanto a concepção de projetos de pesquisa e inovação. O compromisso entre a Prefeitura e a Unifei se baseia em três premissas essenciais: a ampliação do número de alunos da universidade, o crescimento do campus e o papel fundamental da Unifei no Programa Itabira Sustentável, que visa promover o desenvolvimento ambiental e socioeconômico da região.

Cinco ações estratégicas para o futuro entre Itabira e Unifei

O protocolo contempla as seguintes ações prioritárias:

  1. Diálogo com entidades governamentais: Iniciar discussões com o Ministério da Educação (MEC), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Governo de Minas Gerais para traçar estratégias para o desenvolvimento do campus de Itabira.
  2. Ocupação e expansão: Definir uma estratégia para os novos prédios em construção, com foco na pós-graduação, pesquisa e inovação, alinhando-os às vocações econômicas da região do Médio Piracicaba e ao avanço das atividades de graduação.
  3. Revisão dos convênios: Revisar o escopo, as metas e a gestão dos convênios entre a Prefeitura de Itabira e a Unifei, para otimizar os recursos e aumentar os resultados das parcerias.
  4. Projeto Embrapii: Apresentar ao MCTI o projeto para a criação de um Centro da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no campus de Itabira, com foco em tecnologias voltadas à valorização de rejeitos de mineração e produção limpa de energia.
  5. Moradias estudantis: Realizar um estudo de viabilidade para a criação de moradias estudantis em Itabira, além de estratégias para fixação de estudantes na cidade.

Com essa parceria, tanto a Prefeitura quanto a Unifei buscam construir um futuro mais promissor para Itabira, alinhando a educação superior e a inovação tecnológica ao desenvolvimento econômico e sustentável da região.

Sair da versão mobile