A mineradora saudita Ma’aden desmentiu recentemente as declarações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que indicavam investimentos de R$ 8 bilhões no Brasil. A confusão teve início após o anúncio feito por Silveira durante um evento em Riade, na Arábia Saudita, onde ele mencionou a abertura de um escritório da Ma’aden em São Paulo e uma possível injeção de recursos significativos no setor de mapeamento geológico brasileiro.
Mineradora saudita diz que vai abrir apenas escritório em SP
Entretanto, uma fonte interna da Ma’aden afirmou à Folha de S.Paulo que a mineradora está apenas planejando a abertura de um pequeno escritório na capital paulista, com foco exclusivo na negociação de fosfato. A fonte ressaltou que não há planos de investimentos no valor mencionado pelo ministro, e afirmou que “não há nada vindo da gente” nesse sentido.
Diante do equívoco, o Ministério de Minas e Energia emitiu um esclarecimento, afirmando que o ministro Silveira se referia a potenciais investimentos da Arábia Saudita no Brasil, e não exclusivamente da Ma’aden. Contudo, a pasta não forneceu detalhes sobre como ou quando esses investimentos poderiam ocorrer, deixando a situação em aberto.