Prefeitura de Itabira melhora abastecimento de água em povoado com grande apelo turístico

Publicado em

 

O pequeno povoado da Serra dos Alves, em Itabira, está localizado em uma região exuberante, emoldurada por belas montanhas e muita água ao redor. Várias cachoeiras, córregos, nascentes, além do curso do Rio Tanque fluindo tranquilo entre as pedras, compõem a paisagem. Porém, o povoado pertencente ao distrito de Senhora do Carmo, há anos vivia a contradição de não ter um bom sistema de distribuição de água para os moradores da vila, mesmo com o grande apelo turístico já consolidado na região.

O problema começou a ser resolvido no último sábado (29), com o início das operações do novo sistema de captação e distribuição implantado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Com um investimento de R$ 700 mil em infraestrutura, o novo sistema foi projetado para triplicar a capacidade de abastecimento de água na vila.

De acordo com o Saae, as melhorias asseguram que a água chegue sem interrupções, melhorando o acesso ao recurso para moradores do povoado e turistas. “A captação será em uma nascente, mas antes de chegar às torneiras das casas da população, passará por processos de filtragem simples e desinfecção com clorador de pastilha. O esgoto será tratado por biodigestores”, explica o Saae.

“Somos ricos em nascentes e faltar água aqui era uma vergonha, porque isso é uma coisa que dificulta a vida das pessoas, o dia a dia. Eu fico muito feliz de a Prefeitura estar abraçando a nossa causa e o nosso lugar”, comemora Geraldo Silva Soares, morador da Serra dos Alves.

O diretor presidente do Saae, Carlos Carmelo Torres Moreira, o Cac, lembra que o saneamento precisa ser abrangente, com fornecimento de água potável e destinação correta do esgoto. “Estamos comprometidos com o bem-estar da comunidade, promovendo não apenas saúde através das ações de saneamento, mas também desenvolvimento sustentável“, diz.

Sem Titulo 16
Beleza da região atrai turistas durante todo o ano, aumentando a demanda por abastecimento de água

Parceria entre Prefeitura de Itabira e Instituto Bromélia

Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Itabira, o Instituto Bromélia vem transformando o cenário da Serra dos Alves com o desenvolvimento de vários projetos no local. Termos de fomento preveem a gestão integrada de unidades de conservação e desenvolvimento de ações comunitárias no povoado.

São muitos anos de luta para que a gente tenha uma comunidade que seja vista não só pelo crescimento do turismo, que sabemos que traz coisas boas, mas também tem seus impactos que só conseguimos controlar através do poder público”, diz o presidente e fundador do Instituto Bromélia, Carlos Henrique Moura Andrade.

Sem Titulo 17
Povoado desenvolve ações para manter preservada a tranquilidade e o patrimônio natural

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, pondera: “Estamos apenas engatinhando. O que temos que fazer pela Serra dos Alves e essa região de beleza tamanha, que é um verdadeiro santuário, é muito trabalho ainda. Temos um compromisso de criar os parques e hortos florestais para que a Serra dos Alves tenha um desenvolvimento sustentável e que não se perca pela especulação imobiliária e um turismo ganancioso, como vemos em outros lugares”.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios