Início Cidades Prefeitura de Ipatinga intensifica ações de apoio às vítimas das chuvas

Prefeitura de Ipatinga intensifica ações de apoio às vítimas das chuvas

Imagem: Divulgação - Cidade de Ipatinga enfrenta desafios com novas chuvas, mas reforça esforços para amparar desalojados e desabrigados

 

A Prefeitura de Ipatinga, em parceria com as Defesas Civis municipal e estadual, além de diversas secretarias municipais, continua a mobilização de todos os recursos disponíveis para oferecer dignidade e suporte às vítimas das fortes chuvas que assolaram a cidade nas últimas horas.

No estádio Ipatingão, uma das principais unidades de apoio, já foram abrigadas 47 pessoas, além de outras 20 na Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira. Nessas instalações, os afetados pela tempestade recebem quatro refeições diárias, colchões, cobertores e cuidados gerais de uma equipe de servidores dedicados.

A Prefeitura também montou um posto de saúde no Ipatingão, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem prontos para atender os desabrigados.

Para ajudar a lidar com o impacto emocional, uma equipe de psicólogos está disponível para atender os atingidos, proporcionando suporte emocional em um momento de grande tensão. Em dois contêineres, foram instaladas unidades de saúde sentinela, com equipes médicas completas para oferecer atendimentos de rotina.

Mantimentos e apoio contínuo da comunidade

WhatsApp Image 2025 01 13 at 17.24.34 1

Na tarde de segunda-feira (13), dois caminhões da Defesa Civil Estadual descarregaram no Ipatingão colchões, materiais de limpeza e cestas básicas, que serão distribuídos para os abrigados.

A comunidade local também tem se mobilizado, realizando doações, embora a prefeitura tenha alertado que o volume de vestimentas já foi suficiente, não sendo mais necessária a entrega desses itens.

Apesar dos esforços, a cidade continua enfrentando chuvas intensas, com o risco de novos deslizamentos e inundações. As últimas medições pluviométricas indicaram volumes significativos de chuva nas últimas 12 horas: 81,2 mm no bairro Bethânia, 74,4 mm no Bom Retiro e 58,6 mm no Bom Jardim.

A Prefeitura de Ipatinga reforça a recomendação para que famílias em áreas de risco busquem abrigo nos pontos de apoio disponíveis, pois a prioridade continua sendo a preservação da vida.

Pontos de apoio em Ipatinga e cadastro

A Prefeitura segue com o trabalho de recepção e triagem em diversos pontos da cidade, com estruturas de atendimento e cadastro abertas nas seguintes localidades:

  • Escola Municipal Artur Bernardes (rua Jordão, 66 – Canaã)
  • Escola Municipal Chirlene Cristina (rua Monza, 25 – Bethânia)
  • Escola Estadual Elza Moreira Lage (rua Sálvia, 170 – Chácaras Madalena)
  • Evaldo Fontes (rua Salmão, 486 – Chácaras Oliveira)
Sair da versão mobile