Ipatinga foi devastada no último domingo (12) após uma tromba d’água que despejou 80 mm de chuva em apenas uma hora na cidade. Para agravar ainda mais a situação, mesmo após o pico da tempestade, as chuvas continuaram a cair por mais duas horas, enfraquecendo encostas que já estavam comprometidas pela força das águas.
O resultado foi uma série de desastres naturais, incluindo transbordamentos de córregos, alagamentos e deslizamentos em várias partes da cidade. Um deslizamentos de terra após as fortes chuvas que atingiram a cidade causou mortes e deixou desaparecidos em vários pontos do município.
De acordo com a última atualização do Corpo de Bombeiros, dez corpos foram encontrados, entre eles, o de uma criança de oito anos. (números em atualização)
Mais de 60 ocorrências foram registradas, com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros trabalhando incessantemente para conter os danos. A cidade enfrenta uma crise que já causou, até o momento, um óbito confirmado, com outros ainda sendo investigados.
Em resposta à gravidade da situação, a Prefeitura de Ipatinga decretou, na manhã deste domingo, Estado de Calamidade Pública por 180 dias. O decreto visa possibilitar a reestruturação e apoio emergencial diante dos impactos severos sobre a infraestrutura da cidade e a capacidade de resposta dos serviços públicos.
Áreas mais afetadas pela chuva em Ipatinga
Diversas regiões de Ipatinga sofreram com os efeitos da tromba d’água e do contínuo temporal. As áreas mais afetadas incluem:
- Taúbas: Acesso bloqueado, com moradores ilhados aguardando liberação com o auxílio de máquinas.
- Bethânia e Córrego Gerasa: Alagamentos graves e transbordamento de córregos, deixando ruas intransitáveis.
- Rotatória do Canaã: Desabamento parcial do asfalto devido à força das águas.
- UPA: Unidades de saúde alagadas, com atendimento restrito a urgências e emergências.
- Veneza: O ribeirão Ipanema alagou ruas próximas ao 7 de Outubro, afetando residências e equipamentos públicos.
Além disso, o estádio Ipatingão foi preparado para abrigar as vítimas do desastre, e a Defesa Civil permanece em alerta máximo para atender à população.
A Prefeitura de Ipatinga, em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, mantém equipes de prontidão para prestar assistência à população afetada. Para denúncias e pedidos de socorro, os cidadãos podem entrar em contato pelos números 3829-8181 ou 193.