Início Cidades Mais de 6 mil imóveis terão isenção do IPTU em Ipatinga após...

Mais de 6 mil imóveis terão isenção do IPTU em Ipatinga após fortes chuvas

Imagem: Divulgação - A nova medida prevê a isenção do IPTU 2025 para imóveis que sofreram impactos diretos, como enchentes e deslizamentos de terra após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Ipatinga no começo de janeiro deste ano

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, anunciou nesta quarta-feira (26) o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para conceder isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a mais de 6 mil imóveis afetados pelas chuvas de janeiro. A medida representará um impacto financeiro superior a R$ 4 milhões e busca minimizar os prejuízos da população atingida pelo desastre climático.

Critérios para isenção do IPTU e impacto financeiro

Desde as chuvas intensas registradas em 12 de janeiro, a prefeitura tem adotado ações para reparar os danos na cidade. A nova medida prevê a isenção do IPTU 2025 para imóveis que sofreram impactos diretos, como enchentes e deslizamentos de terra. A Secretaria de Fazenda identificou os beneficiados com base em relatórios da Defesa Civil e visitas realizadas por agentes das Secretarias de Saúde e Assistência Social.

A cobrança do IPTU 2025 está prevista para iniciar em maio, com distribuição de guias pelos correios e disponibilidade online. No entanto, os imóveis que se enquadrarem nos critérios estabelecidos pela prefeitura estarão automaticamente isentos. Já a Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares, conhecida como “taxa de lixo”, continuará sendo cobrada, pois está vinculada à prestação de serviços de coleta e destinação de resíduos.

A proposta será analisada e votada nos próximos dias pela Câmara Municipal. A isenção abrangerá moradores de quase todas as regionais da cidade, com exceção dos bairros Ideal, Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Cariru, Castelo e Vila Ipanema.

Para mais detalhes, acesse Prefeitura Municipal de Ipatinga – Principal

Sair da versão mobile