Morador de João Monlevade, Bernardo Henrique Peixoto Godói, de 7 anos, é o ganhador da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2024. A competição, realizada no início do mês, é promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
A mãe, Flaviane Godói, conta que desde bem pequeno Bernardo já se interessava sobre os corpos celestes, pelos quais era fascinado: “Ele perguntava ‘Por que o sol some à noite?’ ou ‘Por que a lua muda de formato?’”, questionava o pequeno morador da Capital Estadual do Fio Máquina.
Como o interesse se manteve, ele foi inscrito para prestar a prova promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e o interesse foi recompensado com a medalha de ouro.
Garoto pródigio
Bernardo se apresenta como uma criança com gostos bem especiais. Ele manifesta o desejo de estudar o espaço. A mãe destaca como fato curioso que ninguém da família tem vínculo especial com ciência ou a cultura, e a preferência pelo estudo dos corpos celestes é uma característica peculiar do menino.
“Enquanto todas as crianças querem conhecer a Disney, meu filho quer conhecer a Nasa”, revela Flaviane.
O garoto também se interessa por temas bastante complexos para uma criança de sua idade, como a política e o noticiário, preferindo-os aos desenhos animados. O gosto peculiar também se manifesta na música. Ele prefere ouvir bandas de rock estrangeiras, como Nazareth e Scorpions. Entre os artistas brasileiros, gosta de Benito di Paula e Raul Seixas.
A mãe ainda afirma que, ao contrário do que possa parecer, Bernardo é um menino sociável, que não encontra dificuldades em fazer novas amizades e convive bem com os colegas de escola. Atualmente ele é estudante do Colégio Kennedy, onde foi escolhido como aluno destaque de 2024.
Bernanrdo cursará o 3º ano do Ensino Fundamental em 2025 e pretende abrir um canal no YouTube para compartilhar os seus conhecimentos. Ele também está se interessando pela montagem de aplicativos para celular. O presente que ele espera ganhar neste Natal? Um telescópio.
As informações são do A Notícia.