Prefeitura de Congonhas propõe nova licença social para mineradoras com foco em 6 áreas prioritárias

Publicado em

A prefeitura de Congonhas anunciou a proposta de criação de uma “licença social” que deverá ser exigida das grandes empresas mineradoras que atuam na cidade. A iniciativa prevê que, além da tradicional licença ambiental, os empreendimentos tenham que cumprir critérios sociais em pelo menos seis áreas prioritárias para obter autorização para operar.

Segundo o prefeito de Congonhas, Anderson Cabido, a atual estrutura de licenciamento ambiental não é suficiente para mitigar os impactos causados pela mineração nas cidades. A nova proposta quer ampliar esse controle, exigindo ações concretas em áreas como mobilidade urbana, saúde pública, educação, geração de empregos locais (com atenção às mulheres), além de incentivo à cultura e à formação cidadã.

Modelo de nova licença social para mineradoras poderá ser aplicada em outras cidades

Um dos pontos de crítica levantados por Cabido é a má distribuição dos investimentos culturais feitos pelas mineradoras via Lei Rouanet. Segundo ele, apesar de muitas dessas empresas serem patrocinadoras de cultura, a maior parte dos recursos vai para projetos no eixo Rio-São Paulo, deixando as cidades mineradoras como Congonhas fora do mapa do investimento direto.

O texto da proposta legislativa que institui a licença social já está praticamente finalizado, mas, segundo o prefeito, será apresentado primeiramente às empresas para ajustes e sugestões.

A expectativa é de que a proposta seja aplicada inicialmente apenas em Congonhas, mas o modelo poderá ser replicado em outras cidades e até ganhar força nos níveis estadual e federal.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios