Concessão da BR-381: quais cidades terão pedágio? Quanto vai custar?

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O leilão de concessão da BR-381, agendado para esta quinta-feira, promete ser um marco para a logística de transporte em Minas Gerais — mas isso tem um custo para o usuário: pedágio. 

A cobrança pelo uso da estrada, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, será implantada gradualmente, conforme o avanço das obras da concessão. Os valores foram confirmados à Itatiaia pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.

Segundo o diretor, a cobrança deve começar entre o final do primeiro ano e o início do segundo ano de concessão, após as primeiras melhorias de pavimento e sinalização serem avaliadas pela ANTT. 

“Essas cobranças de pedágio não correspondem à tarifa cheia. Inicialmente, será uma tarifa básica que deve começar em torno de R$ 10,75 e pode chegar até R$ 13,75”, explicou. Após a duplicação da rodovia e outras melhorias, as tarifas podem ser reavaliadas e aumentadas, com valores que variam entre R$ 11,20 e R$ 15,37.

Concessão da BR-381: cinco praças de cobrança 

A concessão incluirá cinco praças de pedágio ao longo do trecho concedido, localizadas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares. 

O leilão de concessão da BR-381, que ocorrerá às 14h desta quinta-feira (29), na B3, em São Paulo (SP), contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD). 

Entre os participantes do leilão estão consórcios liderados pelas empresas Aterpa e JMalucelli, além do Grupo Opportunity, que atua em parceria com a operadora Monte Rodovias, conhecida por sua atuação na região Nordeste. 

As obrigações da concessionária vencedora incluem a duplicação de 106 km da rodovia, a criação de quase 83 km de novas faixas, a implantação de vias marginais e passarelas, além de outras melhorias para aumentar a segurança e a fluidez do tráfego.

A expectativa é que a concessão traga melhorias significativas para a infraestrutura e segurança da rodovia, atendendo a uma demanda antiga dos moradores e usuários da BR-381.

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