Início Cidades Conceição do Mato Dentro Reinauguração da Biblioteca Pública Municipal de Conceição do Mato Dentro

Reinauguração da Biblioteca Pública Municipal de Conceição do Mato Dentro

Imagem: Divulgação | Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro

A cerimônia foi realizada pela prefeitura municipal e secretaria de cultura durante a III Semana Estadual de Incentivo à Literatura.

A prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro realizou, nesta quarta-feira (19), a cerimônia de reinauguração da Biblioteca Municipal Joaquim Ribeiro Costa. O novo espaço fica na Rua Raul Soares, número 209 e está aberto à visitação.

O evento marcou a celebração da III Semana Estadual de Incentivo a Literatura e contou com a presença do prefeito José Fernando de Oliveira, a vice-prefeita Ivete Otoni, a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico Silvana Lages e a secretária adjunta de Educação, Marcia Simões. Além dessas figuras, estiveram presentes também a bibliotecária Deysianne Rodrigues, o vereador João Marcos e os familiares do homenageado Joaquim Ribeiro Costa.

Snapinsta.app 341876261 597455638982773 6614596920978612468 n 1080
Imagem: Divulgação | Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro

Durante a cerimônia a Rede de Fazedores de Cultura do município realizaram apresentações artísticas ao ar livre e no interior do espaço, como a declamação de poesias e atividades voltadas às escolas convidadas. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Juliana Rajão, o evento simboliza a restauração de um órgão fundamental para o município.

“A reinauguração da Biblioteca Municipal é a recuperação de um órgão vital para a manutenção da qualidade de vida de uma sociedade sadia. Formar leitores é o grande desafio da educação” – afirma.

História da Biblioteca Municipal

A primeira Biblioteca Municipal de Conceição do Mato Dentro foi inaugurada em setembro de 1901, no Paço Municipal José Aparecido de Oliveira. Em setembro de 2002, ano de comemoração de 300 anos de fundação do município, o espaço foi restaurado e transferido para o antigo Cine Paroquial. Após a reforma e restauração do antigo prédio, a biblioteca foi transferida para o antigo espaço da Secretaria Municipal e Patrimônio Histórico. O nome dado à biblioteca é uma homenagem ao professor e autor do livro “Fonte da Saudade”, Joaquim Ribeiro Costa.

Sair da versão mobile