A entrevista foi realizada por Mauro Quintão (Interlocução Brasil) em parceria com o Cidades e Minerais. O encontro ocorreu na última terça-feira (07), em Conceição do Mato Dentro. Leia a matéria a seguir e confira.
Otacílio Costa Neto, conhecido como Otacilinho é empresário e ex-candidato à prefeito de Conceição do Mato Dentro. Otacilinho faz parte de uma das famílias mais tradicionais do município e, em 2016, foi candidato à prefeito. O empresário falou sobre seu histórico empreendedor na cidade como o restaurante La Fattoria. Conhecido como um dos mais tradicionais e charmosos da cidade, o restaurante foi fundado em 2015. Neste ano, ele se tornou um novo empreendimento no Shopping Bela Vista Mall. Otacilinho afirma que o novo La Fattoria surgiu a partir de uma ideia de inovação e tecnologia para município “eu acho que a gente deixou de ser a casa mais charmosa e passou a ser a casa mais moderna e mais tecnológica da cidade.” – destacou.
Recentemente, Otacilinho entrou no setor do agronegócio e falou sobre a sua experiência com a plantação de soja e milho no norte do país. Segundo o empresário, o desafio de empreender está na veia e o agronegócio é o motor da economia brasileira. Sua atuação no setor começou na primeira safra 2020/2021 e, atualmente, está na quarta safra.
“Quando eu fui pro Pará, as fazendas da minha família todas eram de pecuária. Nunca tinha plantado soja antes. E eu via os vizinhos que estavam plantando soja e milho, o famoso benchmarking de hoje, você vê o que as pessoas estão fazendo e o que está dando certo. Eu tive a ideia de começar a transformar áreas degradadas da pecuária em plantio de soja e milho e, graças a Deus, deu tudo muito certo.[…] a gente tem uma responsabilidade ambiental e social muito grande em tudo que a gente faz. Todos os nossos funcionários são registrados, a gente tem uma estrutura na fazenda de alojamento, cantinas e casas para dar todo o conforto e qualidade.”
Política
Nas eleições municipais de 2016, em Conceição do Mato Dentro, Otacilinho teve uma diferença de apenas 300 votos em relação ao candidato eleito. Desde então, o empresário é questionado sobre sua atuação política e a possível recandidatura ao cargo de prefeito. Na entrevista concedida ao Interlocução Brasil e ao Cidades e Minerais, ele afirmou que continuará participando da vida política da cidade.
“Eu sou um apaixonado por Conceição. Tenho um amor enorme por essa terra, minha história está ligada à Conceição desde o registro do meu nascimento e eu jamais vou deixar de participar da vida política da cidade porque eu amo, eu gosto, eu quero cuidar. Acredito que a cidade poderia estar melhor administrada do que está no momento. Então, a nossa ideia é apresentar sim um projeto de alternativa para o município, de desenvolvimento econômico e de gestão eficiente. Pode ser que seja meu nome ou vários outros nomes que tenham essa capacidade capacidade. O que a gente quer é simples: mudança. São 28 anos com a mesma turma no poder e nós precisamos mudar isso.” – afirmou.
Otacilinho se posicionou, de forma crítica, sobre da atual administração pública da cidade e atrasos na execução de obras como o hospital e projetos como o Olho Vivo e as escolas em tempo integral.
“Não tenho nada contra ninguém que está na prefeitura, eu sou um crítico da gestão, porque nunca se teve tanto dinheiro em Conceição pra fazer o que deveria ser feito e as coisas não andam. Conceição é uma cidade com arrecadação acima dos 700 milhões de reais […] existem famílias em Conceição que passam fome. É inacreditável que uma cidade de 25 mil habitantes com quase 800 milhões de arrecadação tenha uma saúde precária como esta. As obras de asfaltamento que estão sendo feitas é o mínimo. Para mim, é a pior administração da história do município porque nunca se teve tanto dinheiro. E o que foi entregue foi muito pouco”
Mineração
Ao ser questionado sobre a mineração e a operação da Anglo American no município, Otacilinho afirmou que defende a atividade e que vê a empresa com bons olhos.
“Eu sou a favor do projeto minerário. Acho que a gente sempre tem que estar atento às responsabilidades ambientais e sociais da empresa. A prefeitura e o ministério público precisam estar atentos a isso, mas eu vejo a Anglo American como uma grande parceira da cidade. A Anglo dá uma grande contrapartida com a arrecadação milionária de CFEM que a cidade tem, o problema é que a prefeitura não transforma esses recursos em qualidade de vida para a população. A mineração traz desenvolvimento econômico e outras questões, mas não tem como avançar sem ela. Enxergo a Anglo com bons olhos e acho que, no ramo da mineração, a Anglo está entre as melhores, se não for a melhor.”
Ao final da entrevista, Otacílio falou sobre o potencial turístico da região e deixou sua mensagem à população de Conceição do Mato Dentro.
“Independente de quem esteja na prefeitura, nós somos conceiçoenses apaixonados e queremos o melhor pro município. Estamos sempre na torcida para que o município se desenvolva. […] quero deixar esse recado de esperança, que dias melhores virão para Conceição.”