A ferramenta reúne e disponibiliza um levantamento de dados e informações sobre a região. O objetivo da plataforma é incentivar e fortalecer o setor turístico do município.
As riquezas naturais e culturais de Conceição do Mato Dentro fizeram com que ela se tornasse a Capital Mineira do Ecoturismo. Com o lançamento do Observatório do Turismo (OTUR-CMD), o município passa a contar com uma plataforma desenvolvida, exclusivamente, para o desenvolvimento da atividade turística da região.
O OTUR-CMD é uma iniciativa do Programa Crescer, da Anglo American, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, a ONG TechnoServe, a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial e empresarial de Conceição. O intuito do projeto é fortalecer e incentivar o turismo por meio de uma rede de pesquisa e levantamento de dados, os quais serão divulgados publicamente.
De acordo com o diretor de Assuntos Corporativos e Impacto Sustentável da Anglo American, Ivan Simões, o projeto está alinhado ao Plano de Mineração Sustentável e busca apoiar as comunidades na diversificação econômica.
“A Anglo American acredita que o turismo tem um grande potencial para estimular o desenvolvimento socioeconômico de Conceição do Mato Dentro. Desde sua chegada ao município com o empreendimento Minas-Rio, a empresa investe em iniciativas que fomentam essa importante cadeia de valor local. Celebramos a criação do observatório, sobretudo, depois do difícil período que o setor turístico enfrentou em função da pandemia da Covid-19. É um orgulho, para nós, fazer parte deste projeto em alinhamento ao nosso Plano de Mineração Sustentável, que busca, entre seus objetivos, apoiar as comunidades locais na diversificação econômica” – ressaltou.