A 31ª edição do Cidadão Legal no dia 18 de maio, em João Monlevade, deve movimentar a cidade com uma série de serviços gratuitos voltados à população. Promovido pela Câmara Municipal em parceria com o projeto Viva Monlevade, o evento ocorrerá das 9h às 13h, em frente ao prédio do Legislativo, oferecendo assistência em diversas áreas, desde saúde e cidadania até lazer e recreação.
Entre os serviços mais procurados, está a emissão de documentos, com destaque para a carteira de identidade, cuja demanda continua elevada. Segundo o presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), serão emitidas mil identidades, divididas entre os dias 17 (sábado) e 18 (domingo), com atendimentos começando às 8h30. A decisão de ampliar o número de atendimentos surgiu após o aumento expressivo na procura pelo documento, mesmo após a implantação do Posto UAI e mutirões anteriores.
Diversos serviços gratuitos e atrações para todas as idades no ‘Cidadão Legal’
Além da identidade, o evento ‘Cidadão Legal’ também oferece a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito, além de título de eleitor, CPF e a Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (Ciptea). Outros órgãos e instituições estarão presentes, como o Procon, CAT/Sine, SEST/SENAT, além de atendimentos voltados à saúde, consultoria jurídica, vacinação e orientações para mulheres.
Quem comparecer ao local poderá também aproveitar atrações culturais, recreação infantil, pintura facial, salão de beleza para adultos e crianças e distribuição de guloseimas. A proposta do evento, segundo Linhares, é justamente integrar serviços essenciais com momentos de lazer. “Mais do que resolver pendências, queremos que as famílias tenham um domingo diferente e prazeroso. Todos estão convidados a participar”, destacou.
Para quem deseja emitir documentos, é importante ficar atento aos requisitos e documentação necessária, que devem estar legíveis e em bom estado. Todas as informações detalhadas do ‘Cidadão Legal’ estão disponíveis no site oficial da Câmara e no Instagram @camarajoaomonlevade.