O Movimento Pró-Vidas da BR-381, com o apoio dos grupos de Resgate SEVOR e Anjos do Asfalto, está levantando pontos com maior índice de acidentes na chamada “rodovia da morte”. O objetivo da iniciativa é apresentar um relatório sobre esses trechos para a concessionária que assumirá o trajeto entre Governador Valadares e Caeté no ano que vem, a 4UM, vencedora do leilão de concessão da rodovia.
De acordo com os organizadores, outras entidades civis serão procuradas para colaborar. Por meio do relatório, o movimento espera contribuir para que sejam desenvolvidas ações por parte da concessionária que melhorem a segurança da BR-381, em especial na sinalização horizontal, vertical e pinturas de faixas.
“Já foram identificados 14 pontos entre Caeté e Timóteo, sem contar a melhoria da sinalização em todo o trecho que teve parte já duplicado entre Nova Era e Antônio dias”, explica o coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381, Clésio Gonçalves.
Veja a lista de pontos críticos já identificados:
- Junção do trecho duplicado com o trevo de Caeté (foto: acidente no local deixou 8 feridos em junho deste ano);
- Em todo o trecho da duplicação (somente parte foi efetivamente duplicado) entre Nova Era e Antônio Dias;
- Trechos que merecem ter melhorias em especial a sinalização e pintura de faixas: Montanha lanches; Porteira amarela; Ponte Torta; Cristo Redentor de Bela Vista; Posto Girassol; Ponte Coronel e Curva do Boi
- Conversão em frente ao posto Lulu;
- Curva antes e depois da lanchonete Cascata;
- Quebra-molas chegando no novo trevo de São Gonçalo (BH/J. Monlevade) está havendo muita colisão traseira devido aos quebra-molas;
- Curva no ferro velho sentido Belo Horizonte;
- Corte de pedras;
- Reta do Rio Una;
- Curva entroncamento de Rio Piracicaba;
- Radar das Lajes;
- Curva Siribi lanches;
- Em frente restaurante Cantina da Serra;
- Curva após viaduto de Nova Era.
Assinatura de contrato de concessão da BR-381
A assinatura do contrato de concessão do trecho da BR-381 entre Caeté e Governador Valadares foi adiada para janeiro de 2025. A formalidade estava marcada para o próximo dia 2 de dezembro, mas foi adiada para o início do ano que vem a pedido da concessionária vencedora do leilão de concessão, de acordo com comunicado relevante divulgado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
Conforme o documento, o adiamento ocorreu pela comissão de outorga atendendo ao pedido da 4UM Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura. A concessionária alegou que necessitaria de mais 45 dias parta a “comprovação de atendimento das condições prévias a assinatura do contrato de concessão”.
De acordo com o Governo Federal, com a prorrogação do prazo, a expectativa é que o contrato de concessão seja assinado até 24 de janeiro. O trecho é uma importante ligação de cidades minerárias e siderúrgicas do estado à capital Belo Horizonte e a outras regiões do país, essencial para o escoamento da produção.
O adiamento do prazo de assinatura do contrato não impedirá que a vencedora do leilão realizada no final de agosto, a 4UM, assuma a administração da rodovia ainda no primeiro semestre de 2025, dando início a um ciclo de melhorias significativas ao longo do trecho. Clique e saiba mais