O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) emitiu formalmente a ordem de serviço para que a empresa CLC Conserva elabore os projetos básico e executivo de engenharia das obras de duplicação do lote A na BR-381, no trecho entre os trevos de Caeté e Ravena, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As obras também incluem melhoramento e restauração, além da duplicação.
A ordem de serviço, datada do último dia 31 de outubro, foi assinada pelo responsável pela empresa e pelo Superintendente Regional do DNIT em Minas, Antônio Gabriel Oliveira dos Santos.
Conforme prevê o contrato, a CLC Conserva terá 6 meses para elaborar o projeto. Após aprovação do DNIT, as obras serão iniciadas efetivamente, o que deve ocorrer a partir de maio de 2025.
Duplicação da BR-381
Já o contrato de concessão da BR-381 entre Caeté a Governador Valadares para a empresa vencedora do leilão realizado no final de agosto, a 4UM, deverá ser assinado no próximo dia 2 de dezembro. Em reunião realizada no último dia 24 de outubro, membros do Movimento Pró-Vidas da BR-381 foram a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) conhecer detalhes das obras. Na ocasião o coordenador do movimento, Clésio Gonçalves, e o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, se reuniram com os assessores de Diretoria do órgão Carlos Alvisi e Allan Milagres.
No encontro foi esclarecido que o trecho da rodovia entre São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade e Nova Era será duplicado no seu traçado original. A questão vinha suscitando dúvidas nas cidades, com informações equivocadas circulando em redes sociais a respeito da variante Santa Bárbara, outro projeto em análise pelo governo federal para criar uma estrada alternativa entre Santa Bárbara e Nova Era. Saiba mais.
O grupo 4UM vai assumir a BR-381 entre Caeté a Governador Valadares a partir do dia 2 de janeiro de 2025. Como previsto no contrato, entre 2 de janeiro de 2025 e 2 de janeiro de 2026, a empresa fará uma série de melhorias na rodovia, oferecendo ambulância e reboque 24 horas, melhorias na sinalização, recapeamento e capina. “Serviço de manutenção passa a ser da empresa, e neste período também será feito o trabalho de refinamento do projeto da duplicação, desapropriações e reassentamentos”, explica o coordenador do Movimento Pró-Vidas da BR-381.
Ainda de acordo com contrato, o pedágio passará a ser cobrado a partir de 02 de janeiro de 2026, quanto completará um ano de atuação da concessionária nos trabalhos de manutenção e operação da rodovia. Na mesma data terão início as obras de duplicação.
Lote 8B
No próximo dia 4 de dezembro está prevista a assinatura do contrato para realização das obras do Lote 8B, no trecho entre Ravena e o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, considerado o mais complexo para duplicação em função da necessidade de reassentar cerca de 2 mil pessoas que vivem às margens da rodovia, e também por riscos geológicos.
Tais fatores dificultaram os leilões de concessão anteriores para a duplicação do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, o que motivou o governo federal a colocar os trechos entre Caeté e Ravena e de Ravena a Belo Horizonte em dois lotes diferentes, com as obras sob responsabilidade do DNIT.