Itabira, cidade pioneira na mineração de ferro no Brasil, comemora nesta quarta-feira (9) 176 anos de emancipação político-administrativa. Há quem discorde e assegure que a cidade tenha, na verdade, 191 anos (leia a respeito no final do texto).
Para celebrar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial, com destaque para a inauguração da revitalização da Praça Acrísio Alvarenga. O espaço, localizado no Centro, deverá ser transformado em um ponto de lazer, atividades culturais, práticas esportivas, entretenimento e bem-estar para acolher públicos de todas as idades e também animais de estimação (saiba mais).
Veja a programação
Abre e fecha em Itabira
A Portaria nº 204/2024 decreta que os dias 10 e 11 serão ponto facultativo, com a maioria dos serviços retornando somente na segunda-feira (14).
As exceções são as escolas da rede municipal, mantendo as aulas nos dias 10 e 11, seguindo o calendário de 200 dias letivos. O recesso na Rede Municipal será na próxima semana, entre os dias 14 e 18 de outubro.
As farmácias Central e de Minas também estarão abertas para atendimento exclusivo à dispensação dos medicamentos do Estado e da lista municipal, com receitas provenientes do Pronto-Socorro e do Hospital Municipal Carlos Chagas. Já os postos de saúde não terão expediente. No entanto, os serviços de urgência e emergência permanecerão com atendimento 24 horas, como é o caso do Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PMSI) e do Pronto-Socorro Odontológico (PSO).
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalhará sob plantão: as solicitações de serviços poderão ser feitas normalmente pelo telefone 115. A ligação é gratuita. Outra opção é entrar em contato pelo Whatsapp da autarquia (3839-1330).
Os Museus de Itabira e do Tropeiro (Ipoema) estarão abertos de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h.
Controvérsia
Algumas personalidades marcantes em Itabira lançam dúvidas sobre a idade celebrada oficialmente pelo município. É o caso, por exemplo, do jornalista, historiador e ex-vereador por duas ocasiões, José Sana. Fundador da Itabira em Revista e revista DeFato, Sana aponta indícios de que a cidade esteja completando 191 anos de emancipação política, e não os 176 celebrados oficialmente.
Para sustentar a teoria, Sana cita pesquisas feitas por outros historiadores, como José Antônio Sampaio e Terezinha Fajardo Incerti, além de um estudo realizado pela professora e ex-presidente da Câmara Municipal de Itabira, Maria José Pandolfi. Os argumentos estão publicados em sua coluna, no site DeFatoonline.
José Sana também colaborou com a edição especial da Revista Cidades e Minerais, lançada em agosto de 2023. Saiba mais.