A Associação Mineira de Municípios (AMM) divulgou em seu site oficial que lamenta profundamente as mortes causadas pelas intensas chuvas em Ipatinga, Santana do Paraíso e em diversas localidades de Minas Gerais neste domingo (12).
A Associação está oferecendo apoio contínuo aos gestores municipais e orientando sobre as providências necessárias para garantir a assistência à população e a recuperação das áreas afetadas pela tragédia climática.
AMM orienta para busca de recursos após as chuvas em Ipatinga
Segundo a AMM, os municípios que enfrentam os danos causados pelas chuvas podem buscar recursos para ações de resposta e reconstrução por meio do reconhecimento oficial da situação de anormalidade. Para isso, os gestores devem realizar o pedido no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal.
Entre os documentos exigidos para a solicitação estão o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), um relatório fotográfico do ocorrido, o parecer técnico do Coordenador Municipal de Defesa Civil e um Decreto Municipal declarando a situação de emergência ou calamidade.
Após a análise e aprovação da documentação, o Governo Estadual publicará um decreto de reconhecimento estadual da situação de anormalidade. Com o reconhecimento, o município poderá solicitar apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), além de acessar materiais de ajuda humanitária e programas de recuperação disponibilizados pelo Estado.
Para garantir o atendimento adequado, a Defesa Civil Estadual oferece canais de comunicação para os gestores municipais. O telefone geral é (31) 3915-2912, enquanto o plantão para atendimento 24h pode ser acionado pelos números (31) 9 9819-2400 ou (31) 3915-0199.
Além disso, a AMM está à disposição de todos os prefeitos e gestores municipais para fornecer suporte técnico e estratégico, com o objetivo de ajudar na proteção da população e na superação dos desafios impostos pelas fortes chuvas que atingem Minas Gerais.