Tipos de minérios explorados no Brasil por região

Publicado em

Os minérios explorados no Brasil são uma força vital na economia do país, além de ajudar outros países de baixa renda que dependem da exploração mineral para estabilidade econômica.

A pesquisa do ICMM (Conselho Internacional de Mineração e Metais) mostra que os benefícios dos minérios explorados no Brasil podem ter um impacto positivo no desenvolvimento, ajudando a criar empregos, reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida.

Na a indústria de mineração do Brasil, os minerais mais extraídos no país são alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês e ouro, respondendo por 98,6% do valor em todos os mercados no Brasil.

Minérios explorados no Brasil

Conheça abaixo um pouco mais dos maiores minérios explorados no Brasil e qual a região do país eles estão presentes:

Alumínio

A maioria das reservas mundiais está localizada em regiões tropicais e subtropicais. O Brasil é rico em reservas, com uma receita total de US$ 65,4 bilhões em 2017, principalmente nas regiões norte (regiões do Pará e Amazônia), mas também nas regiões sudeste e sul.

Principais minas: Oriximiná e Paragominas (PA).

Cobre

A demanda global pelo cobre foi de 23,6 milhões de toneladas em 2018 e deve chegar a quase 30 milhões de toneladas em 2027, uma taxa média de crescimento anual de 2,6%. As duas empresas concentram mais de 70% de sua mineração de cobre no Brasil, segundo dados da ANM. Salobo Metais e Vale, ambas no estado do Pará.

Principais minas: Chapada (GO); Sossego (PA); Salobo (PA) e Caraíba (BA).

Estanho

O Brasil tem essas condições na extração do estanho de alta qualidade e sem dificuldade, sendo um dos poucos produtores que também é consumidor.

Segundo dados da ANM, as duas empresas concentram cerca de 60% da extração de estanho no Brasil. Mineração Taboca e Coopermetal Coop Metalurgia de Rondônia, nos estados do Amazonas e Rondônia, respectivamente.

Principais minas: Bom Futuro (RO); Massangana (RO) e São Lourenço (RO).

Ferro

O Quadrilátero Ferrífero (QF), como o próprio nome sugere, é a principal província mineradora de ferro do Brasil. É a rede elétrica localizada ao sul da cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. A Vale S.A concentra sozinha cerca de 80% da mineração de minério de ferro do Brasil, produzindo 81,9 milhões de toneladas de minério de ferro entre janeiro e março deste ano, segundo a ANM.

Principais minas: 33 no Quadrilátero Ferrífero (MG); N4 e N5 (PA).

Manganês

Com a Mina do Azul prevista para secar dentro de 10 anos, o Brasil terá um papel menor no mercado internacional de manganês pela primeira vez. À medida que as minas de manganês entrarem em processo de esgotamento, o preço desse mineral tenderá a se valorizar, o que, por sua vez, levará a menores jazidas e a maiores custos de produção.

Principais minas: Azul (PA); Lucas (MG); Urucum (MS), Comin (MS); Buritirama (PA); Morro da Mina (MG).

Ouro

O Brasil sempre foi um grande produtor de ouro. Entre o final do século 19 e o final do século 20, a produção de ouro do Brasil ocupou o primeiro lugar no mundo. Segundo dados da ANM, nos últimos cinco anos foram extraídas 406 toneladas de metais preciosos. Isso significa que o país produz em média 81,2 toneladas por ano. Atualmente ocupamos a 11ª posição e o potencial é crescente, principalmente na província de Carajás, partes do Tapajós e Mato Grosso, e regiões relativamente desconhecidas como o Maranhão.

Principais minas: Fazenda Nova (GO); Aurizona (MA); Jacobina (BA); Morro do Ouro (GO); Pedra Branca do Amapari (AP); Crixás (GO); São Vicente (MT); São Francisco (MT); Santa Bárbara (MG); Sabará (MG); Cocais (MG) e Caeté (MG).

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios